(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Fundação José Neves: dois anos a apoiar a educação para as competências do futuro e o desenvolvimento pessoal dos portugueses

A FJN tem como missão ajudar a transformar Portugal numa sociedade do conhecimento através da educação e do desenvolvimento do seu potencial humano
Fundação José Neves: dois anos a apoiar a educação para as competências do futuro e o desenvolvimento pessoal dos portugueses

Faz amanhã, 22 de Setembro, dois anos que foi lançada publicamente a Fundação José Neves com o objectivo de ajudar a transformar Portugal numa sociedade do conhecimento e a elevar o potencial humano dos portugueses através da educação e do desenvolvimento pessoal. São muitos os contributos aos portugueses e à sociedade em geral, sendo um deles o programa de bolsas reembolsáveis ISA FJN, através do qual 354 portugueses já puderam estudar e fazer uma reconversão da sua carreira profissional. O investimento no pagamento de propinas supera já os 2.6 milhões de euros.

Outra das iniciativas da FJN, a plataforma Brighter Future, em parceria com o INE, é a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal. Permite aos estudantes e profissionais tomarem decisões sobre o seu futuro académico e profissional com base em informação relevante. Já o relatório anual “Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências” faz o ponto de situação destas dinâmicas em Portugal e promove a discussão pública das debilidades e oportunidades da educação e do sistema de desenvolvimento de competências do país. Destaque ainda para a aplicação de desenvolvimento pessoal 29k FJN, que já chega a mais de 37 mil portugueses e disponibiliza 14 cursos - 3 deles direccionados a jovens entre os 15 e os 20 anos - e muitos outros conteúdos para promover o bem-estar e a saúde mental dos portugueses.

Dois anos depois da apresentação pública da Fundação José Neves renovamos a ambição de chegar a cada vez mais portugueses com os nossos programas. Hoje é já possível medir o seu impacto e registamos com satisfação que cerca de 92% dos bolseiros que já terminaram as suas formações com o apoio das nossas bolsas ISA FJN já encontraram emprego. Constatamos ainda que a aplicação de desenvolvimento pessoal 29k FJN chega a cada vez mais pessoas, e agora também aos jovens, dando resposta às suas dúvidas e inquietações. Vamos continuar a contribuir de uma forma construtiva e com objectividade para o desenvolvimento humano em Portugal”, destaca Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.

Apresentada publicamente em Setembro de 2020, a Fundação José Neves, instituição sem fins lucrativos, está focada na Educação e nas competências do futuro e tem como missão ajudar a transformar Portugal numa Sociedade do Conhecimento e colocar o País na liderança do desenvolvimento humano.

Para atingir estes objectivos, a FJN aposta em programas e ferramentas práticas.

O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement) e tem como objectivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina.

Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, já recebeu mais de 3100 candidaturas e atribuiu 354 bolsas, através de um investimento superior a 2.6 milhões de euros. 188 portugueses já terminaram os seus estudos, com 92% de empregabilidade até ao momento.

Fruto de parcerias com 38 instituições de ensino nacionais, o programa ISA FJN tem 383 cursos e formações elegíveis, acessíveis a qualquer pessoa, bastando para isso ser maior de idade e ter residência fiscal e cartão de cidadão português. As candidaturas estão disponíveis em https://joseneves.org/pt/isa.

Destaque ainda para a divulgação anual do relatório “Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências”, que já vai em 2 edições, e que pretende promover a discussão pública das debilidades e oportunidades da educação e do sistema de desenvolvimento de competências em Portugal. Um dos objectivos do Estado da Nação é descobrir e disseminar conhecimento sobre o ponto de situação da educação, do emprego e das competências em Portugal, apresentando metas aspiracionais para 2040. A edição 2022 pode ser consultada através do link https://joseneves.org/pt/estado-da-nacao-2022.

A plataforma Brighter Future é a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal. Permite comparar e relacionar dados e informação sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes. Disponibiliza ainda um Simulador de carreira e informação de qualidade para escolher um futuro baseado em factos e tomar decisões sobre percursos educativos e profissionais de forma consciente e informada. O portal pode ser consultado em https://brighterfuture.joseneves.org/BrighterFuture/.

Associado ao Brighter Future, a Fundação já divulgou 89 Insights (informação agregada e sucinta sobre matérias relevantes) e quatro Guias (documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes). Tem como parceiros o INE, o IEFP, a DGES, as Universidades do Minho e de Aveiro, as tecnológicas Microsoft, Outsystems e Contentful, entre outros.

O 29k FJN é o programa de desenvolvimento pessoal lançado pela Fundação José Neves com o objectivo de fortalecer a saúde mental, o equilíbrio emocional e o bem-estar dos portugueses. É totalmente digital e gratuito e disponibiliza 14 cursos, exercícios e meditações em português, para jovens e adultos. Está ao alcance de todos, através de uma aplicação disponível para iOS e Android que pode ser descarregada no link https://joseneves.org/pt/29-k-fjn. Conta já com 37 mil utilizadores registados.

Sobre a Fundação José Neves

A Fundação José Neves (FJN), instituição sem fins lucrativos, foi fundada por José Neves, empreendedor e fundador da Farfetch. Está focada na Educação e nas competências do futuro e tem como missão ajudar a transformar Portugal numa Sociedade do Conhecimento e colocar o País na liderança do desenvolvimento humano. Para atingir os seus objectivos, a Fundação José Neves aposta em Programas e ferramentas práticas (como a plataforma Brighter Future, o programa ISA FJN e a app 29k FJN) que permitem a qualquer cidadão encontrar soluções para continuar a aprender ao longo da vida.

Mais informações disponíveis em http://joseneves.org/pt/media.

Sobre o ISA FJN

O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement) e tem como objectivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina. Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA FJN facilita o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento. O estudante só reembolsará este apoio à Fundação quando e se atingir as condições previamente definidas.

Sobre o Brighter Future

O portal Brighter Future é a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal, ao permitir comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes. Disponibiliza informação de qualidade para escolher um futuro baseado em factos / tomar decisões sobre percursos educativos e profissionais de forma consciente e informada, e ainda Insights (informação agregada e sucinta sobre matérias mais relevantes), Guias (documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes e Simulador de carreira e baseadas em factos, que impactam as dimensões educativa, profissional e/ou o desenvolvimento pessoal) e um Simulador de carreira (ferramenta que permite dar aos portugueses a informação necessária para identificarem e compararem possíveis caminhos profissionais e os requisitos para darem esse passo. São parceiros da FJN no portal Brighter Future, o INE, o IEFP, a DGES, as Universidades do Minho e de Aveiro, as tecnológicas Microsoft, Outsystems e Contentful, entre outros.

Sobre o 29k FJN

O 29k FJN é um programa de desenvolvimento pessoal lançado pela Fundação José Neves com o objectivo de fortalecer a saúde mental, o equilíbrio emocional e o bem-estar, de forma a ajudar a potenciar o desenvolvimento pessoal de 1 milhão de portugueses. O novo programa da FJN é totalmente digital e gratuito, disponibiliza cursos, exercícios e meditações em português e está ao alcance de todos, através de uma aplicação disponível para iOS e Android que pode ser descarregada no link https://joseneves.org/pt/29-k-fjn.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos