“Quando o exército Norte Americano usa videojogos como meio de recrutamento, ou quando, como já aconteceu, um Ministro da Cultura estrangeiro reconhece mais facilmente um personagem dum jogo de telemóvel do que um pintor clássico, sabes que algo se está a passar.”
Estas afirmações de José Jácome, serão algumas das linhas motivadoras da palestra sobre o poder dos videojogos como meio de comunicação, activação e colaboração que dará no Centro Ciência Viva Lagos na próxima 6ª feira, dia 3 de Maio às 21h.
Com o poder cativante dos videojogos e enquanto auto-intitulado "Embaixador da indústria de videojogos", José Jácome está numa missão internacional para estabelecer uma rede global de comunidades criativas e estúdios de videojogos, que tem como objetivo criar pontes culturais e de colaboração. Com uma agenda pessoal que visa utilizar este meio de comunicação e entretenimento para facilitar representação, integração, paz e democracia e em geral o melhoramento da sociedade.
«Agora que temos uma conversa a decorrer sobre os Objectivos de Crescimento Sustentável com as Nações Unidas, o que propomos fazer enquanto cultura, entretenimento e negócios que se cruzam na "batalha da atenção" num mar de informação?», pergunta José Jácome.
Quem é José Jácome?
Iniciado em Lisboa, continuado em Lagos e agora com mais tempo a morar "fora" do que em "casa" já não me identifico senão como cidadão do mundo.
Fundador da Helsinki Games Factory, empresa que apresenta a indústria finlandesa de videojogos e que serve igualmente de ponto de encontro e de ecossistema de ideias daquela indústria.
Empreendedor compulsivo, estrategista e visionista. Especializado em criar ecossistemas de inovação, desenvolvimento de negócio e capacidades. Com um background em design, interação, análise de sistemas e consultoria institucional.
Informações:
Local: Centro Ciência Viva de Lagos | Rua Dr. Faria e Silva 34 | 8600-734 Lagos, Portugal | lagos.cienciaviva.pt | GPS: 37.104054, -8.673368
Data e hora: 3 de Maio, 6ª feira, 21 horas| Entrada gratuita