(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

DECO promove literacia e inclusão digital dos mais novos

DECO promove literacia e inclusão digital dos mais novos

O projecto NET Viva e Segura está de volta às escolas de todo o país e visa, em parceria com a Google, promover a literacia digital, ajudando jovens entre os 13 e os 17 anos a aceder à internet de forma segura.

A NET VIVA E SEGURA realizará até ao final deste ano lectivo mais de 20 roadshows, um em cada distrito de Portugal, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, com actividades dirigidas a toda a comunidade educativa, sempre num formato dinâmico, interactivo e divertido, e agora online, com a participação de especialistas para informar, debater e reflectir sobre segurança, privacidade e respeito na internet. Até agora já participaram mais de 3 000 alunos e 200 professores.

Estes workshops, que envolvem toda a comunidade educativa em várias dinâmicas e jogos (digitais) com o objectivo de incentivar os mais novos a pensar sobre essas temáticas, procuram que os alunos fiquem mais preparados e sejam mais críticos na sua utilização da internet.

O Sitestar.pt, uma parceria com o «.PT», dirigido a todas as escolas bem como a organizações ou entidades que desenvolvem projectos em contexto de educação informal, promove o desenvolvimento de competências digitais ao incentivar equipas de jovens a apresentar propostas de sites, oferecendo a todas que o façam um domínio .pt para construir o seu site, com validade para um ano.

Podem participar nesta iniciativa jovens entre os 13 e os 18 anos, organizados em 2 escalões etários:

Escalão 1 – Alunos com idades entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8º e 9º anos lectivos. Temas a ser tratados por este escalão: Alimentação saudável para todos; Gerir bem o dinheiro; Para um
consumo sustentável; Os meus direitos; e ainda outros temas que tenham preferência sobre os direitos do consumidor e do consumo.

Escalão 2 – Alunos com idades entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem e de projectos de competências de inclusão social. Temas a ser tratados por este escalão: Escola Mais Digital; Faz a Diferença; Jovens com Talento.

De atentar aos prazos do projecto SITESTAR: a inscrição e submissão da ficha de proposta de site pode ser feita até dia 18 de Dezembro de 2020. A lista de seleccionados, a quem serão oferecidas as ferramentas (voucher 3 em 1) para construção do site, será divulgada a 12 de Janeiro de 2021. As equipas têm até 30 de Março de 2021 para construir e apresentar os seus sites.

Esta iniciativa, agora na sua 8ª edição, já envolveu mais de 4.802 alunos e fez nascer mais de 400 sites.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos