(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Caravana Agroecológica juntou produtores de Lagos e Mértola para troca de conhecimentos

Caravana Agroecológica juntou produtores de Lagos e Mértola para troca de conhecimentos

Lagos recebeu, na passada semana, uma comitiva do concelho de Mértola, no âmbito do projecto Erasmus + Med Caravan – Aprender e Partilhar Agroecologia. A Caravana Agroecológica, ligada ao projecto, realizou uma rota pelos municípios de Lagos e Mértola, ao longo de dois dias, com o intuito de conhecer as boas práticas do município nas temáticas da agroecologia, economias local e circular.

A Rota Agroecológica Lagos - Mértola pretende envolver no município, produtores aderentes do Viv’ó Mercado (um de cada categoria), membros da autarquia e membros da sociedade civil (grupo de acção local ou consumidor). O município de Lagos foi seleccionado para o projecto pelas suas preocupações e foco nestas temáticas através do projecto Viv’ó Mercado.

Ao longo de dois dias, os elementos que integram este projecto (seis participantes de Lagos e sete de Mértola) visitaram explorações de seis produtores dos dois concelhos e recolheram conhecimentos sobre boas práticas para testar a metodologia criada no projecto e a integração da mesma.

Em Lagos, a rota contou com visitas a três produções que participam na iniciativa Viv’ó Mercado, a produção de Joaquim Braz, a produção com certificação em modo de produção biológico da Quinta do Vale da Lama e, por último a produção convencional de Tomás Ramos.

No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Horta da Malhadinha, a Horta do Combral e a Herdade dos Lagos em Mértola. No evento participaram um conjunto de produtores, elementos de associações e projectos locais e das autarquias.

A rota teve o objectivo de promover a partilha de conhecimento entre agentes locais sobre práticas agrícolas e estratégias criadas para promover um consumo de proximidade.

O projecto Med Caravan, coordenado e dinamizado pela Caravana AgroEcológica da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Lisboa, está a ser realizado no âmbito de um projecto internacional Erasmus +, que pretende fomentar práticas de agroecologia e simultaneamente promover a resiliência às alterações climáticas, assim como melhorar e inovar habilidades técnicas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos