(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Águas do Algarve: Só nos primeiros meses, um milhar de alunos já aderiu ao Projecto Águas Sem Fronteiras

O Desafio da Poupança da Água já começou!
Águas do Algarve: Só nos primeiros meses, um milhar de alunos já aderiu ao Projecto Águas Sem Fronteiras

Somos conscientes de que a educação desempenha um papel vital, no combate às alterações climáticas, sendo uma ferramenta fundamental para entender como a crise climática causada pelo ser humano está a afetar o planeta. Porque temos como objectivo principal, garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para promover um futuro com base no desenvolvimento sustentável, temos em curso o Projecto de Educação Ambiental e Sensibilização Social – Águas sem Fronteiras, que abrange toda a região do Algarve, onde se incluem todos os 16 municípios da região.

O novo projecto de Educação Ambiental e Sensibilização Social da Águas do Algarve já deu o seu kick off no dia 21 de Março com o lançamento e abertura de inscrições para o Torneio Sem Fronteiras, actividade que dá início a todo o projecto.

Congratulamo-nos pelo sucesso da iniciativa, que soma um número muito interessante de inscrições por parte das escolas, não apenas no âmbito da nossa região, como fora desta, as quais continuam abertas até dia 22 de Abril, sendo a entrega dos trabalhos finais até 20 de Maio.

Para além do Torneio, entre várias outras iniciativas que se estenderão durante todo o ano, todo o projecto Águas Sem Fronteiras está assente numa vertente educativa pró-activa, com a dinamização de sessões de sensibilização ambiental dentro das escolas. Estas tiveram início no mês de Fevereiro, e foram um autêntico desafio. Durante o mês de Março as acções de sensibilização percorreram vários municípios da região, em escolas, eventos, exposições, (…) chegando a mensagem de poupança de água a mais de 1000 alunos, por todo o Algarve. Também os projectos Erasmus se têm manifestado interessados no projecto, o que acrescenta aos muitos portugueses, vários outros participantes oriundos de diferentes países europeus destacando-se Espanha, França, Polónia, Finlândia e Republica Checa

De forma descontraída levámos a toda a comunidade escolar, ações de sensibilização e educação ambiental desenvolvidas à medida das exigências escolares de cada ciclo.

Os temas abordados focaram-se principalmente nas questões da Sustentabilidade hidrológica: ciclo natural da água, ciclo urbano da água, enquadramento da actuação da Águas do Algarve no ciclo Algarve, economia circular, alterações climáticas, preservação do ambiente, uso eficiente da água entre vários outros assuntos que estão na ordem do dia, e essenciais para a manutenção da sustentabilidade ambiental que todos auguramos.

A Águas do Algarve agradece, desta forma, a todos os que nos receberam e acarinharam as acções de sensibilização, na certeza de que as mesmas possam contribuir para a conscientização de todos e na mudança efectiva de hábitos.

As sessões de sensibilização ambiental terão continuidade ao longo de todo o ano, constituindo uma vertente fundamental do projeto Águas Sem Fronteiras da Águas do Algarve.

As escolas interessadas nas sessões de sensibilização poderão entrar em contacto pelo email comunicacao.ada@adp.pt ou através do número 289 899 070.

O Projecto Águas Sem Fronteiras, irá continuar a intervir na região na vertente educacional, com através de diferentes iniciativas, diferentes abordagens, diferentes palcos, para diferentes públicos. Os nossos Embaixadores muito especiais são a Clarinha e o Salpico.

O site do projecto, será sempre uma referência de acesso e de actualização de informação – https://aguassemfronteiras.pt/ ou através do email comunicacao.ada@adp.pt

Legenda das Imagens:

1. Infantário Colemia em Lagoa;

2. Escola Engº Nuno Mergulhão em Portimão;

3. e 4. Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes em Olhão;

5. Escola do Carmo em Faro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos