(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

A Algar prepara um ano lectivo cheio de ECOVALOR

A Algar prepara um ano lectivo cheio de ECOVALOR

Este ano lectivo, com o objectivo de fomentar cada vez mais as boas práticas ambientais na comunidade escolar, a Algar promove uma diversidade de actividades especialmente concebidas para este público. 

Assim teremos desde - Acções de Educação Ambiental para todas as faixas etárias, incluindo auxiliares e professores; - Prémios para as boas práticas ambientais de separação das embalagens usadas e ainda - Digressão de Planetários itinerantes “A nossa Casa é um Planeta”, com exibição de filmes 360º dedicados às temáticas da prevenção, reutilização e reciclagem.
Presentemente está a ser divulgado nas escolas o projecto ECOVALOR, um programa integrado na Operação Comunicação Ambiental Estratégica com vista à valorização de resíduos urbanos, cofinanciada pelo POSEUR, que abrange todos os níveis de ensino do Algarve. 
Esta iniciativa vem substituir o anterior projeto escolar da Algar conhecido por “Vamos dar Vida aos Resíduos”, que durante 6 anos mereceu destaque na região, no âmbito das actividades realizadas ao abrigo do eco escolas.
Do Programa Ecovalor fazem parte duas componentes: 
• Concurso de recolha de resíduos recicláveis “Separa e Ganha”, que visa aumentar as quantidades de resíduos recicláveis encaminhados para reciclagem, sensibilizar e educar a comunidade para a correta utilização dos Ecopontos;
• Acções de sensibilização destinadas a diferentes públicos, que têm como objectivos a promoção da redução de resíduos urbanos (RU) na origem através da alteração de hábitos de consumo; a sensibilização ambiental para a Gestão Integrada dos Resíduos (Política dos 3R); a instrução e sensibilização ambiental sobre as boas práticas face aos RU e para a correta utilização dos equipamentos de deposição de RU.
Nas instituições escolares que aderirem ao programa, fazendo a sua inscrição, serão dinamizadas acções de sensibilização adaptadas às várias faixas etárias e níveis de ensino: Pré-escolar; desde o 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico; Ensino Secundário; Alunos do Ensino Superior, Professores e Funcionários dos diferentes estabelecimentos de ensino.
O concurso “Separa e Ganha” consiste numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino e dimensão, do seu município. 
Os estabelecimentos de ensino poderão inscrever-se no programa sendo premiados de acordo com as quantidades separadas e entregues para reciclar. 
Será atribuído um prémio a todos os estabelecimentos de ensino que atingirem o mínimo de uma tonelada de plástico/metal e/ou uma tonelada de papel/cartão e/ou uma tonelada de vidro, durante o ano letivo 2018/19. As escolas que também separarem resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, receberão uma bonificação extra pelo seu desempenho.

O “Regulamento ECOVALOR” já está disponível no site da Algar (www.algar.com.pt). Caso as escolas queiram antecipar a sua candidatura ao concurso “Separa e Ganha”, deverão preencher e enviar o formulário para o endereço de email - gci@algar.com.pt. 
Esta iniciativa é dirigida a todas as escolas do Algarve.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos