(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Velejadora do Algarve, Ingrid Fortunato, alcança 2º lugar na maior competição de vela feminina em Portugal

Velejadora do Algarve, Ingrid Fortunato, alcança 2º lugar na maior competição de vela feminina em Portugal

Equipa da olímpica Mariana Lobato vence competição

Decorreu neste fim-de-semana um dos principais eventos de vela a Norte de Portugal, a Lusíadas Saúde Porto Sailing, que contou com duas provas: a Women on Water - Natixis e a Regata do Infante.

Com organização da BBDouro, a Women on Water, patrocinada pela Natixis em Portugal, é a única regata com tripulações exclusivamente femininas em Portugal. O campeonato foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e do Porto. Estiveram sete tripulações na água, num total de 35 velejadoras, que ao longo de dois dias realizaram 23 regatas. As quatro equipas melhores classificadas disputaram na tarde de domingo a final, com o vencedor a ser encontrado no final da terceira regata.

Foram dois dias de regatas intensas, com muita competitividade e aonde a frota demonstrou o seu grande nível, marcando presença algumas das principais velejadoras nacionais, de onde destacam as olímpicas Sara Carmo (presente nos JO de Londres e no Rio de Janeiro) e Mariana Lobato (JO de Londres).

A vitória foi da tripulação do “Team Cocomelon”, lideradas pela velejadora olímpica Marina Lobato. Em segundo lugar ficou a equipa das “Miúdas on Fire!”, com Margarida Aguiar ao leme, que foram as vencedoras do ano passado, e que contou na tripulação com a velejadora do Clube de Vela de Lagos, Ingrid Fortunato, vencendo uma das regatas da final. A fechar o pódio classificou-se a equipa da também olímpica Sara Carmo, as “SaltyBow”.

No final do campeonato, a Lusíadas Porto Sailing foi certificada pelo programa Clean Regattas, da associação mundial Sailors For the Sea, que distingue a organização de eventos baseada em materiais sustentáveis, em todas as suas dimensões. A classificação obtida foi “Gold”, cumprindo 17 dos 20 índices de avaliação.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos