O espectáculo está prestes a começar ao largo de Lagos, com o arranque da 2ª etapa da famosa competição GC32 Racing Tour.
Depois da prova inaugural do circuito, que se realizou em Riva del Garda, em Itália, 10 equipas marcam agora presença na GC32 Lagos Cup.
A qualidade das tripulações promete colocar a competição de Lagos num nível estratosférico.
Do Sail GP, o maior circuito mundial de vela, comparado à Fórmula 1 dos mares, vêm 4 equipas e da mítica América’s Cup chega o Alinghi Red Bull Racing.
É precisamente este barco, comandado pelo skipper suíço Arnaud Psarofaghis, que está neste momento na liderança do circuito GC32. Na sua equipa técnica encontra-se João Cabeçadas, o mais internacional dos velejadores portugueses.
Elemento precioso da equipa de terra do Alinghi, João Cabeçadas considera que as águas portuguesas são boas para a sua equipa: «Estamos muito satisfeitos de regressar a Lagos. Tem-nos corrido sempre bem aqui. Ganhámos o Campeonato Mundial em 2019 e em 2020 ganhámos os 2 eventos. Este ano regressamos com uma equipa renovada e com 2 catamarãs. Começámos a época em Itália há menos de um mês, com um dos catamarãs em 1º lugar e o outro em 4º. A nossa expectativa para esta semana é de melhorar esse resultado».
A nível de infra-estruturas, as equipas vão encontrar maiores e melhores instalações na base logística, localizada nos estaleiros da Sopromar. O novo pontão, investimento realizado pela Marina de Lagos, permitirá que toda frota fique reunida no mesmo local.
A previsão meteorológica para os próximos dias promete lançar estes catamarãs para velocidades perto dos 40 nós, ou seja, cerca de 80 kms/hora.
Será o ‘aquecimento’ perfeito para o Campeonato do Mundo da classe, que se realiza de 13 a 17 Julho, também em Lagos.
Créditos fotos - © Sailing Energy/GC32 Racing Tour