(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Brisas do Atlântico entre Almograve e Zambujeira do Mar: Mais de 1000 participantes juntos por uma causa

Brisas do Atlântico entre Almograve e Zambujeira do Mar: Mais de 1000 participantes juntos por uma causa

Depois de dois anos de interregno o litoral do concelho de Odemira voltou a receber, no dia 10 de Junho, as “Brisas do Atlântico”, um evento desportivo multidisciplinar, entre Almograve e Zambujeira do Mar. 

O evento mobilizou mais de 1000 participantes, nas modalidades cicloturismo, BTT, orientação e pedestrianismo, na vertente de lazer, e as modalidades de run & bike e atletismo (individual, estafetas e desporto adaptado), na vertente competitiva. Um dia diferente onde o desporto abraçou a causa da inclusão social e fomentou o convívio.

A vertente lazer contou com 940 participantes. Houve aula de ginástica, duas caminhadas de 4 km e 9 km, passeios de BTT e uma prova de orientação com caça ao tesouro, desenvolvidas na Freguesia de Longueira/Almograve. O passeio de cicloturismo levou os participantes à Zambujeira do Mar.

A prova teve início na praia do Almograve, de onde partiram para as várias provas e percursos. Na vertente competitiva participaram 139 atletas, nas modalidades de Run & Bike e Atletismo (Individual, Estafetas, Desporto Adaptado) na vertente competitiva, em percursos de 21,1 km, entre a Praia do Almograve e Zambujeira do Mar.

Na edição de 2022, as Brisas tiveram como causa social contribuir para projectos que promovam a inclusão social e os direitos humanos pela prática desportiva. O valor das inscrições reverte, de forma equitativa, para as associações e instituições do concelho que se inscreveram e que foram votadas pelos participantes. A Associação de Paralisia Cerebral de Odemira recebeu a maioria dos votos com o projeto “Canoagem adaptada no Rio Mira”; em segundo ficou a Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto com o projeto “Cautchú Babyhand", em terceiro lugar ficou a Associação Nossa Senhora do Mar com o projeto “Da Zambujeira com Amor”, o projecto "Suporte de Urgência Social", apresentado pela Associação de Reformados e Pensionistas e Idosos da Freguesia de São Teotónio, ficou em quarto lugar.

Novidade desta edição foi a colaboração de jovens voluntários no âmbito do Banco Local de Voluntariado, que ao longo do evento deram apoio logístico e contribuíram na animação e apoio aos participantes.

As Brisas do Atlântico foram organizadas pelo Município de Odemira, em parceria com o Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira e um largo conjunto de entidades.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos