Pedro Araújo e Francisco Cabral foram eliminados nos quartos de final de singulares. Assim sendo, a Final de pares será discutida entre franceses.
O Vale do Lobo Open II Magnesium-K Active ficou sem representantes portugueses. Com 25 000 dólares em prémios monetários, o torneio, que é organizado pela Premier Sports com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, é o último de uma série de três na região algarvia.
Duas semanas depois de ter chegado pela primeira vez aos quartos de final, Pedro Araújo (1154.º do ranking ATP) procurava as primeiras meias-finais, mas não conseguiu surpreender o alemão Sebastian Fanselow (435.º), que vive e treina em Lisboa, e perdeu por 6-2 e 7-6(4), após 1h45.
Pouco depois, foi a vez de Francisco Cabral jogar os primeiros quartos de final de singulares da carreira e o desfecho foi semelhante: o portuense de 24 anos foi travado pelo francês Tak Khunn Wang (624.º), que venceu por 6-2 e 6-2 em 1h29.
Nos restantes encontros da jornada, o ex-top 70 ATP Kenny de Schepper superou o austríaco Maximilian Neuchrist, por 7-6(1) e 6-2, e o japonês Kaichi Uchida superou o francês Louis Dussin, por 6-0 e 7-6(6), para confirmar o estatuto de primeiro cabeça de série.
Alinhamento das meias-finais de singulares:
[1] Kaichi Uchida vs. Kenny de Schepper
Sebastian Fanselow vs. Tak Khunn Wang
Na variante de pares, o título será discutido entre quatro tenistas franceses: Antoine Escoffier/Hugo Voljacques derrotaram Jordi Mas de Ugarte/Jose Joaquin Miranda Cisneros, por 6-3 e 7-5, enquanto Kenny de Schepper/Quentin Robert venceram Alexis Musialek/Hugo Pontico, pelos parciais de 6-4 e 6-1.