(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Seis portugueses na ronda de acesso ao quadro principal do Vale do Lobo Open II

Seis portugueses na ronda de acesso ao quadro principal do Vale do Lobo Open II

Jaime Faria e Pedro Araújo em frente a frente aliciante

Gonçalo Falcão, João Dinis Silva, Afonso Portugal, Tomás Cortez, Francisco Oliveira e Martim Simões venceram esta segunda-feira e colocaram-se a um passo de incorporar o quadro principal do Vale do Lobo Open II, ITF M25 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza na Vale do Lobo Tennis Academy entre 19 e 26 de novembro.

Dos 18 portugueses que iniciaram o qualifying do Vale do Lobo Open II, 11 disputaram a segunda eliminatória e, desses, seis terão a chance de se juntarem aos oito que estão neste momento no quadro maior.

Aliás, o acasalamento de encontros da derradeira ronda da fase de qualificação garantiu, desde já, pelo menos mais dois tenistas nacionais para se juntarem a Henrique Rocha, Jaime Faria, João Domingues, Pedro Araújo, Tiago Pereira, Francisco Rocha, Diogo Marques e Rodrigo Fernandes na competição maior, isto porque serão dois os confrontos 100% lusos de acesso à prova principal.

O primeiro a seguir em frente nesta jornada foi o mais experiente de todos (35 anos). Gonçalo Falcão (1648.º ATP, antigo 961.º) já superou nove vezes um qualifying em 2023 e ficou a uma vitória da dezena de sucessos depois de bater Guilherme Cruz, 17 anos mais novo, por 6-3 e 6-2. O sétimo cabeça de série da fase preliminar terá agora pela frente novo compatriota, o também jovem de 18 anos Tomás Cortez.

Após o bye da ronda inaugural, Cortez ultrapassou o suíço Baptiste Guerra (14.º pré-designado) numa dura refrega de 7-6(4), 6-7(1) e 10-6.

O outro confronto entre portugueses que vale um bilhete no quadro principal vai opor João Dinis Silva a Martim Simões.

Dinis Silva, de 16 anos mas já vice-campeão nacional de sub 18 e semifinalista no Campeonato Nacional Absoluto, precisou de suar mais do que na véspera, mas saiu por cima num embate face ao austríaco Keanu Elias Immler com os parciais de 6-1, 3-6 e 10-7 e ficou a uma vitória de jogar um quadro principal profissional pela primeira vez; Simões (1596 ATP e oitavo mais cotado), de 19, prevaleceu no terceiro e último confronto exclusivamente nacional ao bater Tiago Boschmans por 6-3 e 6-4.

Antes, Afonso Portugal já tinha vencido Daniel Marincas por esclarecedores 6-0 e 6-1 para marcar confronto com Patrick Schoen (Suíça) esta terça-feira.

Quanto a Francisco Oliveira, também ele a competir pela primeira vez nesta fase preliminar, passou pouco tempo em court e celebrou por 6-1 e 6-2 frente ao neerlandês Yoav Versloot. O próximo adversário é Johannes Seeman, da Estónia.

Diego Fernandez da Silva (6-1 e 6-4 frente a Michal Lusovsky) e André Stewart (6-3 e 6-4 contra Loic Namigandet Tenguere) ficaram pelo caminho.

Para além da conclusão do qualifying, esta terça-feira é, igualmente, marcada pelos primeiros embates das competições principais. O maior destaque vai para o duelo entre Jaime Faria e Pedro Araújo, mas João Domingues e Francisca Rocha (este frente ao britânico, ex-top 200 ATP, Paul Jubb) também vão tentar alcançar as primeiras vagas na segunda ronda.

.

Fotografias: Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

  • PARTILHAR   

Outros Artigos