(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Salvador Monteiro soma primeiro ponto ATP no Vale do Lobo Open 3

Salvador Monteiro soma primeiro ponto ATP no Vale do Lobo Open 3

Salvador Monteiro nunca mais vais esquecer o dia 19 de novembro de 2025 e Vale do Lobo. Esta quarta-feira, o jovem de 17 anos venceu pela primeira vez um encontro num quadro principal profissional e tem assegurada a estreia no ranking ATP. João Domingues também triunfou o que garante quatro portugueses na segunda ronda do terceiro e último torneio organizado pela Federação Portuguesa de Ténis na Vale do Lobo Tennis Academy até ao próximo domingo, dia 23.

A disputar pela terceira vez um quadro principal ITF, segundo nesta quinzena no resort algarvio, Salvador Monteiro agarrou a oportunidade concedida pelo convite da organização do torneio e celebrou com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-2 ao fim de 2h22 de encontro diante do francês Pierre Antoine Tailleu (1792.º ATP).

O tenista, natural da Trofa e integrado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis desde 2022, recuperou de uma desvantagem de 4-1 no primeiro parcial e reagiu da melhor forma à cedência de um segundo set que podia ter vencido, já que liderou por 3-1.

No final, a celebração não escondeu a alegria pelo feito solene na carreira e no rescaldo sublinhou a “atitude” e a “calma” como chaves para o êxito. “Vou recordar este dia para sempre e espero que seja apenas o começo. Espero ganhar muito mais [pontos ATP]. Trabalho para isso todos os dias, para momentos assim acontecerem mais vezes”.

Segue Tiago Cação, dez anos mais velho e um ex-atleta do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis. O duelo de gerações, de palmarés distintos – Cação já atingiu oito finais ITF, uma delas em Vale do Lobo, e já integrou o top 400 do ranking – acontece esta quinta-feira logo às 11 horas, na abertura da jornada.

Tiago Torres vai a jogo ao meio-dia contra o ucraniano Georgii Kravchenko, finalista do Vale do Lobo Open 2 no passado domingo. À mesma hora, João Domingues, agora caído para o posto 1240 ATP face às muitas paragens por lesão, mas antigo 150.º melhor jogador do mundo, vai medir forças com Sebastian Fanselow, alemão de 33 anos (atual 1108.º ATP, mas antigo 273.º e vencedor de 12 títulos ITF, quatro dos quais no nosso país e três na zona algarvia) que reside em Portugal há muitos anos. Será um embate entre jogadores oriundos da fase de qualificação e o segundo entre ambos – o oliveirense sobressaiu no anterior, este ano no Complexo de Ténis do Jamor, no Oeiras Open 5.

A terceira vitória da semana para Domingues deu-se às custas de Diogo Marques (1067.º), colega de treinos na Frederico Marques Tennis Academy. O wild card da organização não resistiu à maior experiência e cedeu por 2-6, 6-0 e 6-2 ao cabo de 2h06.

Mesmo ainda sem o ritmo desejado – o Vale do Lobo Open 3 é o primeiro torneio para Domingues em quatro meses -, o luso de 32 anos inverteu o rumo dos acontecimentos e para isso o slice de esquerda foi fundamental, sobretudo para cometer menos erros. Depois de um primeiro parcial sem qualquer break amealhado, o mais velho terminou o compromisso com seis quebras de serviço em sete jogos de resposta possíveis.

Menos felizes foram os algarvios Tomás Luís (875.º) e João Graça (1226.º), bem como Pedro Araújo (528.º), Guilherme Valdoleiros (2183.º) e Rodrigo Leal (sem cotação internacional).

Dos cinco, só Tomás Luís não cedeu face a um opositor entre o lote de cabeças de série. Talvez por isso tenha sido o que mais perto teve de vencer, no entanto o espanhol Rafael Izquierdo Luque, semifinalista neste mesmo palco na semana passada (atual 938.º da tabela masculina), triunfou com os parciais de 6-1, 5-7 e 7-5 em 2h39.

João Graça teve bem mais dificuldades, esperadas tendo em conta que defrontava o principal cabeça de série, o britânico Alastair Gray (344.º), campeão do Vale do Lobo Open 2. A sexta vitória seguida de Gray deu-se por 6-3 e 6-2 em 75 minutos.

Araújo não resistiu ao neerlandês Ryan Nijboer, sétimo favorito (505.º), e saiu derrotado por 6-4 e 6-2; Valdoleiros perdeu face ao sueco Olle Wallin, quarto mais cotado (456.º), por 6-1 e 6-4; Leal cedeu contra o alemão Marvin Moeller, quinto cabeça de série (451.º), com os parciais de 6-4 e 6-0

  • PARTILHAR   

Outros Artigos