Próxima geração de campeões de vela está em Vilamoura para discutir Mundiais da Juventude

Entre os dias 12 e 20 de dezembro Vilamoura acolhe os Campeonatos do Mundo de Vela da Juventude, considerados um dos maiores eventos de vela a nível mundial
Chama-lhes os “Mini Jogos Olímpicos” da vela. As 6 classes em competição nestes Campeonatos do Mundo são precisamente aquelas que preparam os jovens velejadores para as atuais classes olímpicas.
Em Vilamoura estão já muitos dos 424 velejadores de 67 países que se encontram inscritos na competição, uma das maiores participações de sempre nesta prova.
A organização pertence ao Vilamoura Sailing e à World Sailing em parceria com a Federação Portuguesa de Vela e a Marina de Vilamoura.
Este é o mais alto nível da vela juvenil em termos mundiais e por isso é uma competição rodeada de enorme expectativa como destaca Nuno Reis, CEO do Vilamoura Sailing/Prow Group: «Vilamoura é, há muito, reconhecida como um dos principais destinos de vela do mundo, oferecendo condições meteorológicas excecionais, infraestruturas de classe mundial e uma comunidade vibrante, profundamente comprometida com a excelência náutica. O Youth World Championship 2025 não só destacará desempenhos desportivos excecionais, como também reforçará o papel de Vilamoura no panorama mundial da vela. Estamos ansiosos por criar memórias inesquecíveis e contribuir para o desenvolvimento da próxima geração de campeões».
29er, Ilca 6, Nacra 15, 420, IQFOIL e Formula Kite são as classes que estarão em competição para eleger as suas novas estrelas mundiais. Entre femininos e masculinos, serão 11 Campeonatos do Mundo a decorrer em simultâneo em 3 campos de regata montados ao largo de Vilamoura.
Portugal terá 9 velejadores em competição distribuídos pelas classes 420 (masculino e feminino), 29er (masculino), ILCA 6 (masculino e feminino) e IQFoil (masculino).
Antes do início dos campeonatos, entre os dias 8 e 11 de dezembro, decorre um estágio ao abrigo do “Youth Emerge Nations Program” da World Sailing que envolve velejadores de vários países com estruturas competitivas mais frágeis. O objetivo do programa é elevar o nível destes países e diminuir o desequilíbrio em relação às nações mais desenvolvidas.
De destacar que esta é a primeira vez que estes mundiais da juventude se realizam no hemisfério norte em pleno mês de dezembro. A organização recorda que Vilamoura ganhou prestígio internacional pelas condições excecionais que oferece nos meses de inverno: «Não é por acaso que, há anos, Vilamoura tornou-se destino de eleição da totalidade das equipas olímpicas de vela para os seus estágios de inverno», refere Nuno Reis.
Também para a Marina de Vilamoura a realização deste evento em plena época baixa «representa o papel estratégico da vela e das infraestruturas náuticas na dinamização sustentável deste destino e a capacidade que temos de receber competições internacionais de referência», afirma Isolete Correia, CEO da Vilamoura World.
Tal como aconteceu em vários eventos de vela de dimensão mundial já promovidos pelo Vilamoura Sailing ao longo dos últimos anos, estes Campeonatos do Mundo terão um forte impacto económico na região. Até ao momento, o valor estimado ronda os 3,5 milhões de euros.
A partir do próximo dia 12 as águas de Vilamoura irão começar a revelar ao mundo as suas futuras estrelas.
Os Campeonatos do Mundo de Vela da Juventude contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal e IPDJ.
A cerimónia de abertura decorre no próximo sábado, dia 13 de dezembro, no Lakeside Tivoli Marina Vilamoura, pelas 19h e conta com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Pedro Dias.






