Torneio fica sem portugueses nos singulares. Gonçalo Falcão assegura representação nos pares.
Um dia depois de se ter estreado com sucesso no Faro Open, Mischa Zverev voltou a vencer para se qualificar para os quartos de final de singulares do torneio internacional de 25 000 dólares que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. Em sentido contrário, Pedro Araújo foi afastado e deixou o evento sem representantes portugueses na variante individual.
De passagem pela capital algarvia a caminho de Acapulco, o mais velho dos irmãos Zverev desenvencilhou-se do turco Kuzey Cekirge (1322.º), carrasco do português Tiago Cação na ronda anterior, ao vencer por 6-4 e 7-5 depois de 1h46.
Ao contrário do que aconteceu na véspera, Mischa Zverev demonstrou melhor adaptação ao court principal do Centro de Ténis de Faro e conseguiu evitar uma terceira partida, apesar do adversário ter elevado o nível e por duas vezes ter anulado o break de atraso.
Nos quartos de final, o ex-top 25 ATP e quartofinalista do Australian Open em 2017 vai enfrentar outro jogador que começou a semana na fase de qualificação: o austríaco Maximilian Neuchrist (655.º).
Horas antes, o francês Dan Added (396.º) colocou um ponto final na representação portuguesa em singulares, ao derrotar o campeão nacional de sub 18, Pedro Araujo (1326.º), por 7-6(5) e 6-2, depois de 1h53.
À procura dos segundos «quartos» consecutivos em torneios internacionais, o jogador da Escola de Ténis Jaime Caldeira apresentou um ténis ofensivo e conseguiu transformar uma desvantagem de 1-5 em 6-5, chegando a dispor de um set point no serviço do francês, mas a experiência do adversário acabou por falar mais alto e, depois de 78 minutos, Added agarrou um parcial que se revelou determinante para o desenrolar do encontro, aproveitando o impulso para construir uma vantagem mais folgada na segunda partida.
.
Alinhamento dos quartos de final de singulares do Faro Open:
[1] Mischa Zverev vs. [Q] Maximilian Neuchrist
Alen Avidzba vs. Tomas Lipovsek Puches
[7] Dan Added vs. Tak Khunn Wang
[WC] Louis Dussin vs. Lucas Poullain
Em pares, e tal como na semana anterior, em Vale do Lobo, é Gonçalo Falcão quem «segura» a bandeira portuguesa nesta edição do Faro Open: ao lado do turco Tuna Altuna, o cascalense de 33 anos derrotou os franceses Ronan Joncour e Arthur Reymond, por 6-1 e 6-3, para confirmar o estatuto de segundo cabeça de série e avançar para as meias-finais.
Menos sorte teve a dupla 100% lusa composta por Frederico Gil e Fábio Coelho, que apesar do bom começo cedeu por 3-6, 6-3 e 10-8 para o conjunto francês formado por Dan Added e Hugo Voljacques.
.
Alinhamento das meias-finais de pares do Faro Open:
Alen Avidzba/Kristjan Tamm vs. Dan Added/Hugo Voljacques
Louis Dussin/Quentin Robert vs. Gonçalo Falcão/Tuna Altuna
A celebrar a 30.ª edição, o Faro Open é o torneio internacional em actividade há mais tempo em Portugal. Este ano, devido à pandemia, é realizado «à porta fechada» e de acordo com todas as normas da Direção-Geral da Saúde.
.
Fotografia 1: Mischa Zverev
Forgrafia 2: Pedro Araújo