(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Mais de 20 mil pessoas marcaram presença na estreia da Monte Gordo Sand Experience

Mais de 20 mil pessoas marcaram presença na estreia da Monte Gordo Sand Experience

Primeira edição da competição teve casa cheia e trouxe elevado retorno económico a Vila Real de Santo António, revelando-se uma aposta ganha

A prova desportiva «Monte Gordo Sand Experience» foi um sucesso, tendo registado a presença de mais de 20 mil espetadores e proporcionado um aumento considerável da ocupação hoteleira no fim de semana de 18 e 19 de novembro.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, a prova foi um «êxito» e revelou-se uma «aposta ganha». «Tivemos os hotéis e os restaurantes com elevada ocupação, tivemos o nosso comércio a trabalhar e, sobretudo, garantimos o objetivo de trazer muita gente ao nosso município nesta altura que já é de época baixa para o turismo. Creio que estamos todos de parabéns pelo êxito alcançado, foi uma prova muito bem disputada».

«Os dados preliminares adiantados por vários agentes económicos locais à autarquia apontam para um elevado número de dormidas nos hotéis do concelho e uma faturação muito expressiva no setor da restauração», prossegue o autarca.

Recorde-se que, de acordo com os dados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), nos meses de setembro e outubro, a zona turística de Monte Gordo e Vila Real de Santo António já tinha registado as maiores subidas face ao período homólogo do ano anterior, com um crescimento de +9,9% e +13,%, respetivamente.

Já Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), salientou também o sucesso do evento ao nível desportivo. «Desafiámos o município de Vila de Real de Santo António, que abraçou este projeto de realizar provas em areia em Portugal, e a quem agradecemos pelo trabalho fantástico que realizaram e que proporcionou este grande espetáculo em Monte Gordo».

Em ano de estreia, o êxito deste evento desportivo, de dimensão mundial, promovido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), e que juntou mais de uma centena de pilotos de motos e quads, consagrou o piloto belga Todd Kellett no vencedor do Campeonato do Mundo de Corridas em Areia. A prova teve mais duas etapas no emblemático Enduropale du Touquet, em França, e no Enduro del Verano, disputado na Argentina.

Yentel Martens, o vencedor da terceira e última ronda, disputada em Monte Gordo, elogiou as condições da pista: «o circuito é bom, com boa areia, gostei muito da parte mais técnica, pois mesmo com o passar da prova não estava a ficar esburacada. Estou contente por haver mais provas em areia na Europa e espero que esta competição continue. É uma boa zona para ficarmos».

Plano de Valorização Ambiental cumprido na íntegra

Para evitar qualquer impacte ambiental, foi criada uma equipa técnica responsável pela elaboração e implementação do Plano de Valorização Ambiental. De forma a monitorizar a qualidade do areal e da água foram realizadas, pela ARHAlg, análises a diversos parâmetros em três momentos distintos: antes da movimentação das areias, no dia útil imediatamente a seguir à realização do evento e após a regularização do areal.

Neste momento, o perfil do areal já se encontra regularizado e limpo, não se tendo registado qualquer impacte negativo durante a realização da prova, nem se tendo verificado qualquer pisoteio das dunas primárias. Refira-se, aliás, que a zona das referidas dunas primárias se encontrava completamente vedada.

De forma a garantir a redução da pegada de carbono associada à realização do evento, foi concretizada, pela autarquia, esta quinta-feira, Dia da Floresta Autóctone, uma ação de reflorestação da Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António, através do Gabinete Técnico Florestal, da Divisão de Ambiente e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

A «Monte Gordo Sand Experience» foi promovida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e contou com a organização do Automóvel Club de Portugal (ACP), sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

«Este evento não só promoveu a prática desportiva, mas também trouxe uma vitalidade renovada a Monte Gordo, tornando-se um catalisador para o crescimento e o reconhecimento das potencialidades turísticas e económicas desta localidade, mesmo em época baixa», conclui o vereador com os pelouros do desporto e ambiente do município de VRSA, Álvaro Leal.

Desta forma, a «Monte Gordo Sand Experience» demonstrou ser possível compatibilizar um evento desportivo e a salvaguarda do património ambiental, com elevado retorno para os agentes económicos do concelho.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos