(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Liga MEO Surf: 1ª divisão do surf nacional está de volta às ondas da Ericeira

Liga MEO Surf: 1ª divisão do surf nacional está de volta às ondas da Ericeira

Disputa pelos títulos nacionais vai estar ao rubro no Allianz Ericeira Pro 

A 1ª divisão do surf nacional está de volta às ondas perfeitas da Praia de Ribeira D’Ilhas para disputar o Allianz Ericeira Pro, 3ª etapa da Liga MEO Surf que se realiza de 10 a 12 de Junho na Ericeira. O arranque da prova acontece no Dia de Portugal sendo que, durante três dias, a Reserva Mundial de Surf e um dos maiores anfiteatros do surf português irão ser o palco de muita ação protagonizada pelas estrelas do surf nacional.

Historial de vencedores do Allianz Ericeira Pro:
2022 – Halley Batista e Teresa Bonvalot
2021 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2020 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2019 – Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot
2018 – Miguel Blanco e Camilla Kemp
2017 – Tiago Pires e Carolina Mendes

Allianz Ericeira Pro 2022 em números:
– Campeões da Etapa: Halley Batista e Teresa Bonvalot;
– 842 ondas surfadas por 101 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9,00 de Frederico Morais;
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 17,15 pontos de Frederico Morais

Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva
“Ao acolher mais uma etapa da principal competição da modalidade, a Ericeira – distinguida como Reserva Mundial de Surf – saúda não só os atletas participantes, mas também o público presente. Fazemos votos de que, contando com a hospitalidade das nossas gentes, esta seja uma oportunidade para continuar a dar a conhecer a qualidade das ondas e, por outro lado, os muitos ativos turísticos que a Ericeira tem para oferecer: da gastronomia às tradições locais”.

O atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, e a atual campeã mundial júnior e campeã nacional em 2021, Francisca Veselko, vão envergar a licra amarela Go Chill com o estatuto de líderes do ranking. A luta pelos títulos máximos do surf português está ao rubro com Guilherme Ribeiro e Vasco Ribeiro empatados em termos de pontos no 1º lugar o mesmo acontecendo no lado feminino com Francisca Veselko e Gabriela Dinis.

Guilherme Ribeiro
“Desde o início do ano que estou com a licra amarela, por isso é um feeling que já estou habituado e é uma cor que só me dá mais confiança e vontade de vencer. Ribeira d’ilhas é um sito especial para mim, foi lá que fiz a minha primeira final na Liga e acho que é uma onde que se adequa muito bem ao meu surf. Nunca venci na Ericeira por isso a vontade de fazer um bom resultado e manter a licra amarela ainda é maior!”

O Allianz Ericeira Pro é, igualmente, a segunda de três etapas da Allianz Triple Crown, sendo que as contas para este sub-troféu da Liga MEO Surf, com a coroação a acontecer na Ribeira Grande no final do mês de Junho.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
“A praia da Ribeira d’Ilhas volta a ser palco do Allianz Ericeira Pro, aquela que é a segunda etapa da Allianz Triple Crown e a terceira da Liga Meo Surf. Sei que sou suspeito, mas regressar à Ericeira é como voltar a casa. Esta praia já recebe etapas da Allianz desde o início da nossa relação com o surf e, na verdade, nunca deixa de nos surpreender. O surf que se respira aqui é diferente. Tenho a certeza que vamos assistir a três dias intensos de competição entre os melhores desportistas nacionais desta modalidade. São 10 anos de associação entre o surf, a Ericeira e a nossa marca… e não podíamos estar mais satisfeitos!”

Uma das novidades para a 3ª etapa da Liga MEO Surf, é também o regresso da distinção do melhor júnior em competição, designadamente através do Waikiki Junior Award, enriquecendo assim o vasto leque de prémios paralelos em disputa, que inclui também o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Ericeira.

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)

  • PARTILHAR   

Outros Artigos