(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Ginástica Clube de Lagos e os Benefícios dos Saltadores de Trampolins

Ginástica Clube de Lagos  e os Benefícios dos Saltadores de Trampolins

Hoje, relativamente a 3 décadas, temos muito mais oferta desportiva, mais e melhores instalações desportivas, técnicos com mais formação académica e desportiva, mais recursos humanos e materiais e por que motivo há menos praticantes desportivos e mais atletas de sofá!?

 

Pretende-se com este estudo da Nasa, sobre os benefícios de quem pratica Ginástica de Trampolins, tornar os cidadãos mais activos e menos sedentários:

Sistema músculo-esquelética - Coloca o sistema músculo-esquelético sob leve tensão enquanto saltas permitindo que os teus ossos se tornem mais fortes por terem de lidar com a pressão do ressalto;                               

Libertação de Stresse - Ajuda a combater a depressão, ansiedade e stresse, aumentando a quantidade de endorfinas liberadas pelo cérebro. Relaxa-te, promovendo melhores padrões de sono e dando-te mais energia. Também aumenta a circulação de oxigénio no teu corpo, melhorando o teu desempenho mental;                                     ​

Tonificação muscular - Aumenta a taxa metabólica do teu corpo e a sua capacidade de queimar calorias de forma mais eficiente. Como resultado aumento da força da gravidade que sentes quando saltas num trampolim, as células tornam-se mais fortes.                                                                                             

Saúde - A percentagem de gordura corporal diminui, aumentando a tua tonificação e flexibilidade;

Coordenação e agilidade - Aumenta a agilidade do teu corpo dando-te uma sensação de equilíbrio e coordenação e um maior controlo na coordenação dos teus braços e tuas pernas; 

 Exercício de baixo impacto - Seja um treino intenso para os músculos e ossos, a almofada absorve 80 por cento do impacto. Ao contrário de correr ou jogar ténis, o trampolim fornece ao teu corpo um treino completo, reduzindo o risco de lesões nas articulações, nomeadamente tornozelos e joelhos.

Exercício Cardiovascular - 10 minutos a saltar num trampolim equivale a 33 minutos de corrida.  Para níveis iguais de frequência cardíaca e consumo de oxigénio, a magnitude dos estímulos mecânicos é maior quando salta do que quando corre.

No próximo dia 30 de junho, domingo, pelas 18:00, no Pavilhão da Escola Secundária Gil Eanes, O Ginástica Clube de Lagos organiza o seu XIV Festival de Encerramento.

Esse evento gímnico conta com a presença do Clube organizador com as suas 7 Classes (Psicomotricidade, Iniciação, Formação, competição CI e CII, Acrobática e Acrobática Adaptada Inclusiva), como também com outros Clubes nacionais que apresentarão as suas melhores coreografias nas mais diversas especialidades (Rítmica, Acrobática, Trampolins, Tumbling, Dança, Geral, Hip Hop,….)  

 

 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos