(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Diogo Marreiros arrasa record nacional de Patinagem no Gelo rumo a Mundiais, Europeus e Taças do Mundo

Diogo Marreiros arrasa record nacional de Patinagem no Gelo rumo a Mundiais, Europeus e Taças do Mundo

Durante o torneio Frillensee Cup, em Inzell, na Alemanha, onde se encontra em estágio desde o final de Janeiro, Diogo Marreiros conseguiu "esmagar" o record nacional de 5 quilómetros, que estava na posse do único Patinador de Gelo Olímpico em Portugal, Fausto Marreiros – participante dos Jogos Olímpicos de Inverno em Nagano/1998 –, melhorando-o em 13 segundos.

Numa magnífica pista integrada na Max Aicher Arena, o Patinador algarvio conseguiu percorrer os 5 quilómetros (12 voltas e meia à pista oval de 400 metros) em 6,44,67’, superando a melhor marca nacional, que era de 6,57,52’, e alcançando os mínimos para as Taças do Mundo, Campeonatos Europeus e Mundiais.

Na passagem aos 3 quilómetros, superou o tempo do recorde nacional, passando em 4:05.50', sendo que o recorde nacional pertence também ao Patinador Olímpico português, Fausto Marreiros, com 4,11,85’).

Com esta extraordinária marca, que fica apenas a 6 segundos do top 20 do Campeonato Mundial, a disputar-se agora na Holanda, Diogo Marreiros precisa apenas que a ISU (União Internacional de Patinagem) aceite Portugal como membro provisório, para participar em todas as Taças do Mundo de 2021 e que servirão de apuramento para os Jogos Olímpicos de Beijing, na China, em Fevereiro de 2022 – grande objectivo do Patinador algarvio.

Importa referir que esta foi a primeira prova de 5 quilómetros em que Diogo participou, constituíndo uma estreia na distância. Começou «algo cauteloso», deixando o seu parceiro (prova feita a pares, com troca do interior para o exterior da pista de volta em volta), o francês Mathieu Belloir, comandar. Marreiros acelerou nas últimas voltas e conseguiu a vitória nesta prova e o segundo lugar na geral, nesta distância. Os seus parciais demonstram alguma insegurança e cautela inicial, segundo consta.

«Senti-me bem, mais ansioso nas primeiras voltas, mas depois respirei, entrei na técnica e consegui recuperar para acabar forte», afirmou o atleta Diogo Marreiros, pelo final da sua prova. E continuou: «Eu fui sempre a controlar o meu adversário porque não tinha noção das voltas e não queria rebentar cedo demais».

Diogo já pensa nos dois próximos fins-de-semana, onde terá mais duas competições. Sábado e Domingo próximos, competirá nos 1500 metros e 3 quilómetros, noutra etapa da Frillensee Cup, novamente com intuito de melhorar os recordes nacionais que estão na posse de Paulo Peralta e Fausto Marreiros, e, finalmente, no fim-de-semana de 26 a 28 de Fevereiro, participará no Torneio Internationales Rennen, na mesma pista, nas provas de 5 quilómetros (Sexta-feira), 1500 metros (Sábado) e Mass Start (Domingo), a prova onde irá tentar, em 2021, alcançar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno.

O outro patinador luso e também atleta do Roller Lagos C.P. que está a participar neste estágio é Miguel Bravo, que se está a estrear no gelo. Sem experiência, fez hoje as suas primeiras provas cronometradas no gelo, com 42,47'' nos 500 metros, sendo 13.º e 3.º nos 1500 metros, com 2,05,62’, e mostrando já alguma evolução em pouco tempo e contacto com esta nova variante com lâminas em lugar das rodas a que está habituado. Também ele irá participar nas competições que se seguem.

O CL espera acompanhar, futuramente e mais de prrto, o percurso destes excepcionais atletas lacobrigenses. Resultados completos aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos