O Jornal Correio de Lagos marcou presença num evento que pretende contribuir para a sustentabilidade dos Mares e Oceanos. O Clube de Vela de Lagos associou-se à Sailors for the Sea Portugal para a certificação ambiental desta prova.
Lagos acolhe entre os dias 28 de Maio e 2 de Junho o Campeonato Europeu de Moth. A cerimónia oficial de abertura teve lugar no dia 27 de Maio, no Forte Ponta da Bandeira com a presença de várias personalidades ligadas ao desporto e participantes na prova, patrocinadores oficiais e entidades. É a primeira vez que esta prova de monocascos voadores de alto desempenho da classe Moth será disputada em Portugal, numa organização do Clube de Vela de Lagos com o apoio do Município, da Marina de Lagos e da Sopromar.
A possibilidade de atrair para Lagos mais um grande evento náutico, que permite consolidar a imagem de um destino de referência para o desporto espectáculo, foi o que esteve na base da decisão de apoio à iniciativa por parte do Município, conforme prevê o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo e no âmbito do Plano de Formação e Apoio à Actividade Desportiva – época 2018/2019, uma vez que este tipo de provas, consideradas como “desporto espectáculo”, contribuem decisivamente para promover internacionalmente as potencialidades da baía de Lagos, a cidade e todo o concelho, gerando impacto na economia local.
Recorde-se que, o Clube de Vela de Lagos manifestou o seu empenho em promover a partilha da mensagem de sustentabilidade entre os participantes e o público, razão pela qual se associou à Sailors for the Sea para o auxiliar no cumprimento dessa missão.
“O programa “Clean Regattas”, da Sailors for the Sea, propõe o único certificado sustentável a nível mundial para eventos de água, tendo como objectivo unir e mobilizar velejadores, oferecendo apoio e recursos para ajudar a conservar e proteger o oceano.
Procura desta forma 3 compromissos fundamentais:
- Educação e Formação dos intervenientes (velejadores, colaboradores, organizadores e público);
- Proposta de padrão a alcançar com Boas Práticas a serem concretizadas durante o evento;
- Apoio na implementação e certificação do padrão conseguido.
Desde a sua criação em 2006, o programa “Clean Regattas” já conta com a participação de mais de 1250 eventos, com mais de 450.000 velejadores participantes, dos quais menos de 1% alcançou o certificado com Nível Platina.
A certificação de uma regata é revista por um comité independente, que tem por competência e objetivo encontrar pontos de sustentabilidade em cada evento. Destaca-se pela presença de uma Green Team (equipa de voluntários) para auxiliar o cumprimento das Boas Práticas ambientais do programa.
Sobre a Sailors for the Sea
A Sailors for the Sea foi fundada em 2004 por David Rockefeller Jr. e Davis Treadway, amigos de longa data, velejadores, defensores e utilizadores do Mar, têm congregado o esforço individual num resultado comum: a procura incessante da sustentabilidade dos Oceanos e Mares.
David Rockefeller Jr. sempre idealizou o fenómeno da sustentabilidade dos Oceanos e Mares como global e desta forma lançou o desafio além-mar, primeiramente ao Japão (2012) e posteriormente convidando Cascais (2014) como próximo Porto de abrigo seguinte. Cascais foi desta forma considerado como um ponto estratégico nesta onda global da sustentabilidade. A expansão deste movimento de consciencialização ambiental até Cascais marca assim, significativamente a inclusão do continente Europeu neste movimento global.”
O CL irá acompanhar esta prova que será divulgada no nosso Jornal Impresso no Dia 19 de Junho