Armacenense Ussumani Djumo homenageado no Algarve pelas conquistas e feitos na última época desportiva

A participação do luso-guineense Usumane Djumo nos 110 m barreiras nos Campeonatos Mundiais de Atletismo Tóquio 2025 fez história porque pela primeira vez esta modalidade levou a bandeira da Guiné-Bissau ao maior palco mundial do atletismo.
O Município de Silves presta assim ao atleta de Armação de Pêra, Ussumani Djumo, no âmbito da cerimónia “Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar” um reconhecimento justo e meritório do percurso exemplar do atleta, da sua dedicação ao alto rendimento e da forma digna e inspiradora com que representou a Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo Tóquio 2025.
Este prémio que Silves entrega ao Ussumani não celebra apenas resultados, celebra a união entre Portugal e Guiné-Bissau, que se reencontra, através do percurso de um jovem que carrega duas pátrias no coração.
Ussumani Djumo, o jovem atleta luso-guineense, nascido em 2001 em Bissau, cuja história desportiva começou no Algarve, acrescentou que: “É com muito orgulho que recebo esta distinção. Este ano foi “grande” para mim, representou um marco muito importante na minha carreira. Alcancei objetivos que há pouco tempo pareciam distantes: estabeleci novos recordes pessoais, conquistei pódios e contribuí para títulos coletivos do meu clube, o Olímpico Vianense, e para o Novo Recorde Nacional para Guiné-Bissau nos 110 metros barreiras com 13, 88 segundos. E este ano fica também marcado pela minha estreia internacional mais importante: a convocatória para representar a Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
Ussumani relembrou que: "Entre 2020 e 2023, estive serviço da Associação Académica da Bela Vista, e conquistei 15 títulos de campeão regional. Em 2024, dei um novo passo na minha evolução e conquistei o título de Campeão Nacional de Clubes da 2.ª Divisão, representando o Atlético da Póvoa. Mas é em 2025 que vivo o meu grande ano de afirmação pelo CAOV – Clube de Atletismo Olímpico Vianense, que tem sido um pilar, contribuindo para o meu crescimento. Penso que os resultados falam por si, fui Campeão Absoluto do Norte de Portugal e Campeão Regional de Viana do Castelo nos 110 m barreiras; Campeão do Norte de Pista Coberta nos 60 m barreiras, batendo um recorde que durava há 23 anos em Viana do Castelo. Fui vencedor dos 110 m barreiras nos Nacionais de Clubes, ajudando o CAOV a conquistar o título da 3.ª Divisão; e ganhei a Medalha de bronze nos Campeonatos de Portugal, em Braga, com 13,88 s — marca que é hoje Recorde Regional Absoluto e Novo Recorde Nacional da Guiné-Bissau, oficialmente reconhecido pela World Athletics.”
Embora a Federação de Atletismo da Guiné-Bissau (ao mais alto nível) não estar presente nesta cerimónia, partilha que: “A distinção que recebe o Ussumani Djumo e a a Guiné-Bissau em Silves é um motivo de grande alegria para toda a família do atletismo guineense. Esta homenagem honra o atleta, mas também reforça o laço afetivo que existe entre a Guiné-Bissau, Portugal e a comunidade desportiva que o apoia. A Guiné-Bissau acompanha com enorme orgulho cada passo da sua caminhada e sente, de verdade, que o Ussumani representa o melhor da união entre os nossos povos — talento, humildade, trabalho e gratidão.”
A participação do Ussumani Djumo nos 110 m barreiras nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025 foi histórica porque pela primeira vez esta modalidade levou a bandeira guineense ao maior palco mundial do Atletismo.
Equipa UssumaniSport /Federaçao de Atletismo da Guiné Bissau





