(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Angelina Voloshchuk vence Francisca Jorge pela primeira vez e chega às meias-finais do Loulé Ladies Open

Angelina Voloshchuk vence Francisca Jorge pela primeira vez e chega às meias-finais do Loulé Ladies Open

Angelina Voloshchuk superou Francisca Jorge pela primeira vez e igualou o melhor resultado da carreira ao carimbar a passagem às meias-finais do Loulé Ladies Open, onde se tornou na única representante portuguesa à entrada para o fim de semana de decisões. Este ITF W35 é organizado até domingo pelo Clube de Ténis de Loulé com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis.

O quarto encontro internacional começou com o mesmo tom dos anteriores, mas Angelina Voloshchuk (501.ª WTA) conseguiu superar o mau arranque para arrecadar um set pela primeira vez e acabou por levar mais além a exibição ao consumar a reviravolta sobre Francisca Jorge (206.ª e terceira cabeça de série) com os parciais de 1-6, 6-4 e 6-3 em 2h31.

Por conta do nervosismo foram raros os momentos em que a qualidade tenística se sobrepôs às hesitações de parte a parte, mas para a recuperação foi determinante o trabalho mental da mais nova.

"O primeiro set foi mau, não há muitas palavras para o descrever. Estava muito nervosa, nem sei no que é que estava a pensar. Foi muito difícil jogar, mas tentei limpar a cabeça para o segundo e focar-me só em mim e em jogar o meu ténis para subir o nível", reconheceu Voloshchuk, que ainda só tem 18 anos.

Por sua vez, Francisca Jorge lamentou não ter conseguido acompanhar a subida de nível da compatriota depois de ter dominado o parcial inaugural: "Sabia que se não a acompanhasse ia ser difícil. A dada altura começaram a aparecer os erros do meu lado e ela jogou para ganhar. Foi um dia em que surgiram muitos erros, já não tinha um encontro assim há algum tempo e custa porque queria ganhar aqui, mas com o corpo e a cabeça a dizerem que não fica difícil. Faz parte e estou contente por, não sendo eu, ser ela a seguir em frente."

Concluída a campanha em Loulé, onde chegou na ressaca de umas meias-finais na Quinta do Lago e uma final em Poitiers (dois torneios da categoria ITF W75), a jogadora de Guimarães terá um período de descanso e adaptação maior antes da concentração da seleção nacional na próxima semana, tendo em vista a viagem até à Austrália para disputar o play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup, com as anfitriãs e o Brasil, entre os dias 14 e 16 de novembro.

Para Angelina Voloshchuk, a terceira e última semana no Algarve já lhe permitiu igualar os melhores resultados da carreira. À quarta meia-final (Setúbal 2023, Montemor-o-Novo 2024 e Évora 2025) tentará alcançar, pela primeira vez, o encontro decisivo de um torneio do circuito internacional.

A próxima adversária da jovem de 18 anos será a sul-coreana Yeonwoo Ku (302.ª e sexta favorita), campeã do ITF W35 de Lagos no domingo e agora com uma série de oito vitórias consecutivas em Portugal graças à recuperação (5-7, 6-1 e 6-4) para deixar pelo caminho a lituana Justina Mikulskyte (219.ª), segunda cabeça de série.

A vaga na final da metade superior do quadro será discutida entre a francesa Alice Tubello (472.ª um ano após ter sido 219.ª) e a norte-americana Hibah Shaikh (531.ª).

Nos pares, a representação lusa acabou com a desistência de Inês Esteves e Milla Sequeira após cederem o primeiro set por 6-0 no embate dos quartos de final face a Briana Szabo e Daria Yesypchuk.

A belga e a ucraniana acabaram por superar uma jornada dupla para marcarem encontro com as neerlandesas Britt du Pree e Sarah van Emst (primeiras cabeças de série) na final de pares, agendada para não antes das 14 horas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos