(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Algarviana Ultra Trail 2021: A prova que põe o Algarve à prova realiza-se em Novembro

Algarviana Ultra Trail 2021: A prova que põe o Algarve à prova realiza-se em Novembro

De 25 a 28 de Novembro de 2021 realiza-se a quarta edição do ALUT-Algarviana Ultra Trail, um evento lúdico/desportivo de corrida em natureza que se desenvolve na Via Algarviana.

O percurso apresenta uma extensão de 300 quilómetros e um desnível positivo acumulado de aproximadamente 7000 metros.

Este evento é organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running e tem o o apoio da Região de Turismo do Algarve, da ANA – Aeroportos de Portugal e da Associação Almargem, entidade gestora da Via Algarviana.

Na última edição, em 2019, Paul Giblin bateu o recorde da prova, precisando apenas de 38 horas e 6 minutos para concluir o percurso que tinha 72 horas como tempo limite. Nesta quarta edição não será possível comparar este resultado, pois a novidade será que o percurso decorre no sentido contrário ao realizado nas edições anteriores, ou seja, do Cabo de São Vicente para Alcoutim, mas com as mesmas 72 horas de tempo limite.

A participação está limitada a 100 participantes, pois como afirma Cláudia Guerreiro, Presidente da ATR, «esta é uma prova de atletas para atletas. Este é o limite das nossas capacidades para conhecermos e tratarmos pelo nome todos os atletas. Por isso é que quando nos pedem para explicar o que é o ALUT, não conseguimos, pois, o ALUT não se explica, sente-se!».

E foi sobre um cenário pandémico que abriram as inscrições no passado dia 25 e já foram preenchidas mais de 80% das vagas disponíveis. Confiantes de que no final do ano seja possível realizar o evento, a organização encontra-se a desenvolver todos os planos de contingência para que o mesmo seja efectuado com a máxima de segurança e cumprindo as normativas em vigor do momento.

Recorde-se que a Via Algarviana, cuja gestão e manutenção é da responsabilidade da Associação Almargem, é uma Grande Rota Pedestre (GR13), que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente. Os cerca de 300 quilómetros do itinerário da GR13, na sua maioria instalados na Serra Algarvia, atravessam 9 concelhos do Algarve: Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo.

Com o objectivo de promover os territórios de baixa densidade e de ampliar a oferta turística da região, a Via Algarviana aproxima-se de locais de interesse natural e cultural, bem como de serviços de Alojamento e Restauração, dinamizando a economia local do interior algarvio. É possível contribuir para a manutenção da Via Algarviana através de donativo à sua entidade gestora. Poderá saber mais sobre esta e outras informações sobre a Via Algarviana em www.viaalgarviana.org.

Mais informações sobre a prova em: www.alut.pt e em www.facebook.com/alut.pt.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos