(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Verão 2024: Vila Real de Santo António oferece eventos e propostas culturais para todos

Verão 2024: Vila Real de Santo António oferece eventos e propostas culturais para todos

O município de Vila Real de Santo António volta a preparar, em 2024, uma Agenda de Verão com dezenas de eventos que irão aquecer os meses de julho, agosto e setembro.

Com atividades pensadas para todos os públicos e idades, a Câmara Municipal de VRSA apresenta uma agenda diversificada, abrangendo música, cinema, festas temáticas, mercados, tradições e desporto.

Durante três meses, todas as freguesias do concelho de Vila Real de Santo António proporcionarão experiências para residentes e visitantes, refletindo o dinamismo e a oferta cultural e desportiva do município.

Os festivais e as festas temáticas marcam o arranque do programa, com Cacela Velha a acolher, nos dias 12, 13 e 14 de julho, mais uma edição das Noites da Moura Encantada, ocasião em que os múltiplos recantos da pitoresca localidade prometem transportar os visitantes para o fascinante universo das Mil e Uma Noites, numa imersão na cultura árabe.

Festas temáticas

Em julho e agosto, o centro histórico de Vila Real de Santo António será palco de diversas festas temáticas imperdíveis que visam dinamizar o seu centro comercial a céu aberto e dar vida às zonas pedonais e comerciais.

Na Praça Marquês de Pombal, as atenções estão centradas na Festa Glow (13 julho), na Noite dos Lunares - Noite Flamenca (2 e 3 de agosto), na Noite Azul (16 de agosto) e na festa Bye Bye Summer (23 agosto), iniciativas que serão marcadas por concertos, atuações de djs e performances.

Já Monte Gordo regressa à década de 80, com a Festa Anos 80 (20 de julho), enquanto no dia 17 de agosto as atenções estão centradas em mais uma edição da «Noite Branca».

Cinema, jazz e concertos

A partir de 27 de julho, as noites de quarta-feira ficam reservadas para as sessões de Cinema na Rua, nas três freguesias do concelho, com uma seleção de filmes que marcaram presença nos maiores festivais da sétima arte. Com entrada livre, as projeções têm lugar no Jardim da Avenida da República (Vila Real de Santo António), na Praceta Casablanca (Monte Gordo) e no antigo cemitério de Cacela Velha, sempre às 21h30.

Com o rio Guadiana como cenário principal, os ciclos «Sons no Jardim» e «Guadiana Jazz» voltam também ao Jardim da Avenida da República, em VRSA, com entrada livre. Throes e The Shine (19 julho) e Capitão Fausto (24 de agosto) apresentam-se no «Sons no Jardim», enquanto Hispanistán (21 julho) e Azar Azar (18 agosto) sobem ao palco do «Guadiana Jazz».

Festival da Juventude

Os dias 10 (VRSA), 11 (Manta Rota) e 12 de agosto (Monte Gordo) serão inteiramente dedicados aos mais novos, com o Festival da Juventude, iniciativa que reserva um amplo conjunto de atividades desportivas, jogos de praia, arte urbana, concertos e performances de djs.

Festas e romarias são ponto alto do Verão

Mantendo viva a tradição, as feiras e mercados de artesanato e produtos regionais irão percorrer todas as freguesias do concelho, não tendo sido esquecidos os festivais de folclore e as festas populares que, ano após ano, honram as suas padroeiras.

As romarias de verão começam com as festas em honra de N.ª Sra. da Assunção, em Cacela Velha, de 14 a 17 de agosto. Seguem-se as festas de São João da Degola, na Manta Rota (25 a 29 de agosto), que terão como ponto alto o Banho Santo e um concerto da cantora Luciana Abreu, no dia 29 de agosto.

Em Vila Real de Santo António, as celebrações de N.ª Sra. da Encarnação (30 de agosto a 1 de setembro), serão animadas por Syro e fogo de artifício, no dia 1 de setembro. Já as festas em honra de N.ª Sra. das Dores, em Monte Gordo (4 a 15 setembro), contarão com a presença de Miguel Azevedo (7 de setembro) e Rosinha, no dia 8 de setembro, a que se seguirá um magnifico espetáculo de fogo de artifício na baía.

Música, dança e poesia

A música clássica regressa ao antigo cemitério de Cacela Velha, nos dias 8 e 22 de agosto, para a 13ª edição da «Clássica em Cacela», sob o tema «Piano», com os músicos convidados Joana Gama e Vasco Dantas.

Já o palco do Centro Cultural António Aleixo irá receber o espetáculo de comédia «Maria», pela companhia de Teatro II Acto, nos dias 5, 6, 7 e 12 de agosto.

A 28 de setembro, no âmbito do ciclo «Sons de Dentro», será a vez de Bárbara Tinoco subir ao palco do Centro Cultural António Aleixo, num concerto intimista e envolvente.

Atividades e provas desportivas

Caminhadas noturnas e atividades de promoção da saúde fazem igualmente parte da programação, até ao final de setembro. A 25.ª edição da Corrida da Baía de Monte Gordo tem partida marcada no dia 4 de agosto, às 9h30, voltando a unir as praias da Manta Rota e Monte Gordo, num desafiante percurso junto à linha de costa.

No Complexo Desportivo de VRSA, o destaque vai para o ténis e o padel, com várias competições a decorrer nos meses de julho, agosto e setembro.

Entre 10 e 13 de julho, decorre ainda o XII Campus de Guarda-Redes e, de 19 a 30 de agosto, o V Campus do Juventude Basquetebol Clube.

Sobre o programa Verão VRSA 2024

O programa Verão VRSA 2024 é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, em parceria com as Juntas de Freguesia e as associações e coletividades locais.

Todos os eventos realizados ao ar livre (à exceção da Clássica em Cacela) têm entrada gratuita.

Para mais informações sobre a programação de Verão, visite a página web da Câmara Municipal de VRSA: www.cm-vrsa.pt.

Pode descarregar aqui a Agenda Cultural «Verão VRSA 2024»:

https://tinyurl.com/3hf6vvrx

  • PARTILHAR   

Outros Artigos