Sagres Sessions revoluciona a oferta cultural e desportiva do surf algarvio

De 30 de outubro a 1 de novembro, a Vila de Sagres recebe a primeira edição de um evento para toda a família, centrado no surf e na conexão com o mar. A programação variada inclui, entre outros, competições de surf, surf adaptado, workshops, um mercado e música ao vivo. O Sagres Sessions reposiciona o Algarve no mapa do surf e destaca a ligação da comunidade de Sagres e de Vila do Bispo com as ondas.
Promovido pelo Algarve Surf Clube, o Sagres Sessions surge para proporcionar às comunidades locais e de visitantes, um espaço de encontro e partilha, ao longo de três dias de muita atividade. De acordo com Sérgio Brandão, Presidente do Algarve Surf Clube, “a região do Algarve tem estado longe do palco do surf nacional e internacional nos últimos anos. Está na altura de trazermos de volta os grandes eventos para o Algarve e de mostrarmos o potencial único desta costa para todos os desportos de ondas. O Sagres Sessions pretende afirmar-se como o evento de surf de referência para toda a região, com o objetivo de alcançar uma dimensão internacional no médio prazo, numa estratégia que estamos a desenvolver junto do Município de Vila do Bispo e do Turismo do Algarve”.
As atividades do Sagres Sessions serão uma “montra” do Algarve para o mundo, com a apresentação e envolvimento de projetos e pessoas da região em toda a programação do evento.
Na praia da Mareta, o evento começa com ações de surf adaptado e solidário em colaboração com instituições do Algarve e promovidas pela FisioRider e pelo Núcleo ParaSurfing do Portimão Surf Club, que permitirão proporcionar uma experiência única nas ondas a pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social. Complementarmente, serão promovidas ações de limpeza de praia com estes participantes.
Ainda na sexta-feira, será estreada a peça de teatro “Uma História do Surf… do
Havaí para Portugal”, de Chiara Vighetto, no Pavilhão Multiusos Clésio Ricardo.
Esta peça cobre a história do surf, desde os seus primeiros registos nas ilhas polinésias, até aos tempos atuais, com foco no desenvolvimento da modalidade na região do Algarve e com destaque e homenagem aos primeiros surfistas locais.
O pavilhão estará aberto em permanência, estando aí presente uma exposição de fotografia e arte, com obras de diferentes artistas locais. Além disso, o edifício irá receber o Mandala Sagres, com uma programação própria, que oferece ao público atividades gratuitas de yoga, bem-estar e diversos workshops.
A música será também uma constante no Sagres Sessions, com concertos abertos ao público no centro da vila, na sexta-feira e no sábado, com a participação de LANA GASPARØTTI, da School of Rock – escola de música de Portimão, bem como de uma Jam Session e de DJs locais. O mesmo recinto exterior irá ainda contar com um Mercado composto por expositores de marcas e produtos locais, bem como por food trucks e um bar para uma oferta diversificada de comidas e bebidas.
O Algarve Cup powered by Visit Algarve vai colocar frente a frente os melhores surfistas da região, numa competição inter-clubes de surf que irá premiar os vencedores nas categorias de sub-12, sub-16 e Open, masculinos e femininos, e atribuir um troféu especial ao clube algarvio que obtiver melhor pontuação geral na competição.
O Sagres Sessions é um evento promovido pelo Algarve Surf Clube, com o apoio do Município de Vila do Bispo, do Turismo de Portugal e do Turismo do Algarve, através da linha de financiamento Portugal Events, do Hotel Memmo Baleeira, da Ferox, Volcom, O’neill, Bossa Brewhouse, Retrosailor e da Federação Portuguesa de Surf. Todas as atividades são de entrada livre e gratuita, à excepção da participação no Algarve Cup powered by Visit Algarve que tem um custo de 15€ para surfistas que não pertençam ao Algarve Surf Clube. Apesar de gratuitas, muitas atividades têm lotação limitada e inscrições obrigatórias, que devem ser feitas através do site do evento.
Sagres Sessions



