Observações noturnas e do Sol, palestras, sessões de planetário, workshops, minicurso de Astronomia e um percurso cultural são algumas das iniciativas que irão decorrer ao longo da XVII ASTROFESTA, a mais antiga festa anual de divulgação de Astronomia em Portugal, que este ano irá decorrer em Sagres, entre 5 e 7 de Agosto, subordinada ao tema "Os céus de Magalhães, 500 anos depois da primeira viagem de circum-navegação".
O evento é promovido pelo Centro Ciência Viva de Constância, com a colaboração do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e dos três Centros Ciência Viva do Algarve (Tavira, Faro e Lagos), contando com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
Ao longo de três dias, será possível observar o Sol e diversos objectos celestes do céu noturno através de telescópios apropriados, com o apoio e participação de investigadores portugueses em áreas como a Astronomia, a Astrofísica, a História das Ciências e a Arqueoastronomia, bem como de astrónomos amadores que conduzirão grande parte das observações noturnas com os seus telescópios, instalados no Jardim do Infante, em Sagres. Haverá ainda a possibilidade de assistir a sessões de planetário no Salão da Igreja Paroquial de Sagres e a apresentações de livros de Astronomia pelos próprios autores. O programa encontra-se disponível em constancia.cienciaviva.pt