(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Raquel Salgueiro vence fase de texto do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Raquel Salgueiro vence fase de texto do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

A autora de “Assim como tu” vence a fase de texto da 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce. Raquel Salgueiro tem 48 anos, é livreira e vive em Castelo de Vide, Alentejo.

Raquel Salgueiro inspirou-se na natureza da paisagem alentejana para dar forma à sua história. “Assim Como Tu” é um conto que resulta da sua própria experiência e das relações que foi estabelecendo ao longo da vida. A autora refere que: «Quis escrever uma história simples, sobre pessoas, que fosse transversal e na qual todos pudessem rever-se. Enquanto seres humanos, temos características e passamos por experiências comuns, por isso, encontramos pontos de contacto com a vida de Antónia, a personagem principal do conto».

Acrescentou ainda que: «É uma história para todas as idades, que mexe muito com as emoções. Uma criança ou jovem lê-a, mas um adulto pode lê-la também com agrado e vai rever-se em coisas que ali estão, como o primeiro amor, a primeira vez que o coração bate mais depressa ou a primeira perda».

Uma das características mais marcantes do texto é o facto de utilizar uma linguagem simples e sem subterfúgios. Os temas são abordados com naturalidade e sem infantilidade, Raquel Salgueiro considera que: «Não vale a pena proteger as crianças dentro de uma campânula, à espera que as coisas não as atinjam. É preciso falar sobre elas».

A fase de texto da 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce foi a que recebeu mais candidaturas desde que a iniciativa foi lançada, em 2004. Foi entre mais de duas mil histórias que o júri deste ano, composto por Afonso Cruz, David Machado, Sara Rodi, Violante Magalhães e Sara Miranda, se pronunciou e decidiu a atribuição do prémio.

Afonso Cruz, em representação do júri, destaca que «o conto vencedor aborda temas do quotidiano da criança e da construção da identidade. O texto prima pela elegância da linguagem e apresenta uma estrutura adequada à história. Assim, não infantilizando em demasia o enredo ou a linguagem, consegue cativar tanto os leitores mais jovens quanto os mais maduros».

Este ano, o júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa ao conto “O Senhor Alberto”, de Mário Augusto Rosa dos Santos.

Candidaturas para a segunda fase – ilustração

Conhecido o vencedor da categoria de texto, dar-se-á início à segunda fase do concurso. Os potenciais candidatos à categoria de ilustração deverão solicitar o texto vencedor através do email premioliteraturainfantil@pingodoce.pt e candidatar-se de 13 de Maio a 1 de Julho.

Para participar e saber como submeter os trabalhos, os interessados deverão consultar o Regulamento e outras informações no site do Pingo Doce aqui.

.

Sobre o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

O Prémio de Literatura Infantil foi criado há oito anos com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística e estimular a emergência de novos talentos, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.

Trata-se do maior prémio de literatura infantil do país, cujo valor monetário total é de 50.000 euros, a repartir igualmente pelos dois vencedores (categorias texto e ilustração).

A obra original, que reunirá o texto e o trabalho de ilustração vencedores, estará disponível em Novembro nas mais de 400 lojas Pingo Doce do país.

Com uma periodicidade anual e de âmbito nacional, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce inscreve-se no pilar da promoção da literacia infanto-juvenil, com a qual se pretende democratizar o acesso aos livros e estimular, desde cedo, hábitos de leitura em família.

O regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos