(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Questão RepeEda - Associação Cultural apresenta Elementos II em Sagres

Questão RepeEda - Associação Cultural apresenta Elementos II em Sagres

No âmbito do Programa DiVaM 2020 - Dinamização e Valorização dos Monumentos, este ano com o tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”, a Questão RepeEda - Associação Cultural apresenta Elementos II no dia 4 de Outubro de 2020 na Fortaleza de Sagres, pelas 17h00.

Este projecto é a segunda parte de um ciclo de criações que resultam da reflexão sobre o Algarve. É um projecto mulEdisciplinar que interliga música Popular e música Erudita e que pretende homenagear o Algarve e reflecEr a dicotomia entre o passado e presente, abordando os Elementos como base comum de toda a história. Cruza fotografia, pela lente de Jorge Marques; vídeo, numa recolha do arEsta visual algarvio Jorge Graça; palavra na voz de Ana Falé; e música pelo Ensemble Armilar, com a direcção da cravista Elsa Mathei e os músicos Rui Afonso na percussão tradicional, e Ana Figueiras na flauta, contando com peças do compositor lacobringense João Pacheco.

Elementos II impele-nos numa viagem pelo que “era”, permiEndo-nos vivenciar uma localidade que definha mas que transpira memórias e significado, na dureza e na simplicidade, marcada pela força dos Elementos, e igualmente irá dar a conhecer hábitos e costumes que já não são parte da roEna comum deste lugar. Mas retrata também o agora, as pessoas, os seus detalhes, Sagres e os seus recantos, criando um confronto individual do passado e do presente.

Num Algarve em constante pressão pela confluência de diversas culturas com diversas expectaEvas, como preservamos a riqueza que nos aclara a nossa idenEdade e ao mesmo tempo desfrutamos da riqueza de outras dinâmicas tão disEntas mas igualmente lúcidas e válidas? Elementos II pretende celebrar o passado e viver o presente, evocar a natureza através dos sons, e recordar o que outrora foi a vida do Algarve, sem deixar de anotar um lamento pela desvalorização a que a roEna nos remete.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos