(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a DRCAlg promove visitas guiadas

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a DRCAlg promove visitas guiadas

No dia 18 de Abril, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023 e a DRCAlg convida a visitar a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e as Ruínas Romanas de Milreu.

A entrada é gratuita nos monumentos e estão programadas visitas guiadas à Fortaleza de Sagres e às Ruínas Romanas de Milreu.

Património e Mudança foi o tema escolhido este ano, com a finalidade de dar seguimento à preocupação manifestada pelo ICOMOS e expressa na declaração de Emergência Climática em 2020, continuando, assim, a promover o potencial do património no caminho para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa.

Para a Fortaleza de Sagres estão programadas quatro visitas guiadas ao Centro Expositivo, às 10h30, 12h00 14h30 e 16h00. O Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, aberto ao público desde novembro passado, apresenta uma inovadora exposição multimédia e interativa, que interpreta o território e a forma como este se relaciona com o Infante D. Henrique e a Expansão Portuguesa nas suas diferentes vertentes.

Através destas visitas, para além de uma interpretação histórica, propõe-se essencialmente a descoberta, o questionamento e o diálogo em torno da diversidade patrimonial integrante no programa museográfico e na narrativa da exposição.

As visitas são gratuitas, mas é necessário inscrição prévia para o email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt.

Queremos destacar a possibilidade de ainda poder visitar a exposição «Territórios Invisíveis», de Manuel Baptista, patente ao público no Centro de Arte Contemporânea da Fortaleza de Sagres, tratando-se de uma oportunidade de conhecer algumas obras de um dos maiores artistas portugueses, recentemente falecido.

Durante o horário de abertura do monumento, das 9h30 às 17h30, a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Já as Ruínas Romanas de Milreu estão abertas ao público, das 9h00 às 17h00, e a visita guiada ao monumento acontece das 14h30 às 16h00. Acompanhados por um arqueólogo da DRCAlg, os visitantes têm a oportunidade e conhecer melhor este monumento nacional, que teve uma ocupação constante ao longo de vários séculos e que também tem vários espaços, como termas, templo, lagares e os mosaicos com motivos marinhos. A visita irá dar, também, uma perspetiva daquele território (aldeia de Estoi) e as razões da implantação da vila romana naquele local.

As visitas são gratuitas, mas é necessário inscrição prévia para o email comunicacao@cultalg.gov.pt.

Ainda nas Ruínas Romanas de Milreu, e para os mais novos, a DRCAlg vai promover, das 9h30 às 11h00, a atividade «Arqueólogo por um dia», na qual os alunos de uma turma do 2.º ciclo podem experimentar as várias tarefas de um arqueólogo e de um conservador-restaurador, desde a escavação até à musealização do objeto.

A atividade «Arqueólogo por um dia» permite entrar em contacto com o dia-a-dia de um arqueólogo nas suas várias vertentes e nas diferentes fases de uma intervenção arqueológica, assim como com o espólio arqueológico e o desenvolvimento das primeiras tarefas de conservação que antecedem uma ação de restauro, nomeadamente a lavagem do material e a separação do mesmo por tipologia, cores, entre outras.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos