(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Município de Lagos reforça apoio ao LAC

Município de Lagos reforça apoio ao LAC

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião ordinária, a cedência ao LAC – Laboratório de Actividades Criativas de um prédio urbano destinado à realização de atividades de âmbito cultural, designadamente exposições temporárias e iniciativas do serviço educativo, entre outras.

Situado na Rua Convento Sra. da Glória, em Lagos, o edifício, que outrora albergou uma Serralharia Civil, fica integrado num complexo urbano mais amplo que compreende igualmente o ex-edifício da GNR e o antigo Matadouro, estando localizado junto à atual sede desta associação cultural, o edifício da antiga cadeia de Lagos.

Esta cedência, a formalizar através de contrato de comodato, permite suprir parte das necessidades de funcionamento do LAC, estrutura cultural cuja dinâmica tem sido reconhecida, quer pelo município, quer pelo Ministério da Cultura, sendo financiada através da DGArtes. Embora o edifício esteja atualmente devoluto, o LAC tem projetos de captação de financiamento para a realização das beneficiações que permitirão dotar o espaço das condições necessárias.

Fora do contrato ficam, para já, os desativados edifícios da GNR e Matadouro, uma vez que a autarquia está a estudar os possíveis destinos a dar à totalidade do espaço, podendo estes vir a permanecer afetos a projetos de âmbito municipal.

No fim-de-semana de 12 e 13 de janeiro, o LAC esteve de portas para mais uma edição do seu Dia Aberto, uma iniciativa que dá a conhecer ao público a dinâmica da Associação, bem como os trabalhos dos artistas em residência, entre projetos individuais e coletivos das áreas das artes visuais e performativas (música). Este evento com uma programação eclética dirigida a várias faixas etárias, tem gerado impacto tanto na região como a nível nacional, merecendo, neste última edição, destaque nos noticiários televisivos.

Informação complementar:

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos. Tem como principal objectivo dinamizar e promover a criação artística no Algarve. A sua actividade assenta em três domínios: Criação, através do acolhimento de residências artísticas de longa e de curta duração com especial incidência nas áreas de Artes Visuais e Artes Performativas (música); Programação, onde promove e acolhe exposições, concertos, conferências, mostras, etc e Desenvolvimento de públicos, onde, através do Serviço Educativo desenvolve uma série de workshops, nas mais variadas disciplinas artísticas, dirigidos à comunidade em geral e à comunidade escolar em particular.

Promove também a circulação de obras, quer dos artistas em residência quer do seu acervo em território nacional, e desenvolve projectos de carácter internacional, como por exemplo o projecto de arte urbana ARTURb; ROOTS, onde aborda questões prementes da contemporaneidade como por ex. tráfico humano, escravatura clássica e contemporânea, bem como questões de género e ambiente.

O LAC integra a RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/DGArtes, Município de Lagos e CRESC Algarve 2020.

Fonte: https://lac.org.pt/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos