É já este Sábado, dia 30, às 16 horas, que é apresentado o livro de contos “Diário de um 40rentão” da autoria do Prof. José António Martins.
“João é assistente operacional de jardinagem num dos jardins do Palácio dos Condes de Oeiras. Originário do norte do país, veio para Lisboa onde vive há mais de vinte anos.
Solteiro, tem como único membro do seu “agregado familiar” um gato oferecido pela namorada.
Habituado a sair de casa bem cedo e a regressar ao final da tarde, no último dia de uma semana de trabalho foi testado positivo à Covid-19.
Assintomático, foi colocado em quarentena sanitária em casa, pois desfrutava de condições para tal.
Conhecer a vida diária, as problemáticas inerentes a um confinamento obrigatório de um homem com mais de 40 anos de idade que vivia o seu quotidiano da forma singular como um homem sozinho vive e que, a partir de um certo momento e durante duas semanas, para além de tentar gerir o seu dia a dia, passaria a receber diariamente uma chamada telefónica do delegado de saúde da sua área de residência com vista a tomar conhecimento da evolução do seu estado de saúde, constituirá as linhas gerais de um percurso vivencial, em que as mudanças que este homem pretendia realizar na sua vida futura ficariam comprometidas com o resultado de que tomou conhecimento após o fim da sua quarentena.”
O Autor
José António Martins é Investigador na área da História Local e Regional, com formação académica em História, Direito e Letras pelas Universidades de Lisboa, Porto, Beira Interior. Pela Universidade de Nova York, em Gestão dos Centros Históricos/Marketing em Turismo do Património Cultural.
É autor de mais de 50 livros publicados em Portugal, alguns editados com traduções em vários idiomas, cujas apresentações se realizaram no Brasil, Espanha e Japão.