Jornadas Europeias do Património 2025: Uma celebração europeia com forte expressão no Algarve

De 12 a 21 de setembro de 2025 realizam-se, em toda a Europa, as Jornadas Europeias do Património (JEP), iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, iniciada em 1985.
Durante estas jornadas, monumentos e sítios culturais nos cerca de 50 países que aderem à Convenção Cultural Europeia, abrem as suas portas gratuitamente, permitindo que pessoas de toda a parte explorem, conheçam e participem no património cultural comum.
Acessibilidade, sustentabilidade e digitalização, priorização regional dos investimentos, são alguns dos principais desafios que se colocam à gestão dos locais de interesse cultural. As Jornadas Europeias do Património são também um contributo para uma cidadania cultural mais ativa.
Em Portugal, a coordenação é assegurada pelo Património Cultural, IP em estreita colaboração com autarquias, museus, monumentos, associações e entidades culturais. Este ano, o tema escolhido — “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado, Portas para o Futuro” — convida à reflexão sobre o valor da arquitetura como herança viva, testemunho identitário e motor de inovação e preservação.
A CCDR Algarve felicita a ampla adesão de todos os municípios e entidades da região na realização de um conjunto diversificado de eventos no âmbito desta iniciativa, que aproximam as comunidades do seu património arquitetónico, cultural e imaterial.
As Jornadas Europeias do Património são uma oportunidade para redescobrir o Algarve através da sua arquitetura, dos seus monumentos, dos seus espaços urbanos e rurais e das suas tradições.
VIVER O PATRIMÓNIO, ABRAÇAR A CULTURA.
Programa em Destaque no Algarve:
Faro
- Museu Municipal de Faro
- Convento de Santo António dos Capuchos
https://www.facebook.com/museumunicipaldefaro/?locale=pt_PT
- Ruínas Romanas de Milreu: “A intervenção de Reabilitação da Casa Rural de Milreu” e “Uma viagem por Sabores da Antiguidade”
https://www.facebook.com/ruinasromanasdemilreu
Tavira
- Ciclo “Conversas sobre o Património” (Biblioteca Municipal Álvaro de Campos).
- Passeios na História de Tavira: visitas orientadas a edifícios de valor arquitetónico, como a Igreja Paroquial da Luz.
- Dança no Museu: performances no Núcleo Islâmico.
https://cm-tavira.pt/site/noticia/jornadas-europeias-do-patrimonio-3/
Monchique
- Atividades educativas e visitas guiadas destacando a arquitetura serrana tradicional.
(Fonte: Facebook Município de Monchique)
Sagres / Vila do Bispo
- Encontro Urban Sketchers Algarve – Fortaleza de Sagres.
- Concerto de João Hasselberg –no âmbito do ciclo Concertos ao Entardecer.
(Fonte: Fortaleza de Sagres)
Portimão
- Programa “A Nossa Cultura Sai à Rua”, com recriações históricas e performances em espaços urbanos, ligando arquitetura e vivências populares.
(Fonte: Visit Portimão)
Olhão
- Museu ao Largo: atividades que saem do espaço museológico para a rua, aproximando o património arquitetónico e cultural da comunidade.
(Fonte: Visit Olhão)
Loulé / Querença
- “Da Ordenha ao Queijo Fresco” — experiência imersiva que valoriza a arquitetura rural e os modos de produção tradicionais.
- (Fonte: QRER | QRER)
São Brás de Alportel
- Visitas guiadas e oficinas centradas no património arquitetónico local e na valorização da memória coletiva.
(Fonte: CM São Brás de Alportel)
A programação completa e atualizada pode ser consultada em: