Depois do êxito da «Mostra de Cinema Documental e de Ensaio: Memórias e Etnografia do Algarve», realizada no ano passado, a Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC) vai desenvolver, durante o mês de outubro deste ano, o Projeto Cinema no Barrocal do Algarve: pelos trilhos do património cultural imaterial.
A 2ª edição pretende divulgar filmografia de caráter etnográfico e documental, de autores amadores e semiprofissionais que documentam o Algarve nas suas diversas facetas sociais e culturais, através das suas propostas de cinema doméstico, familiar, de ensaio ou experimental.
Esta iniciativa da ACMJPC é parte integrante do seu programa estruturante de constituir um arquivo de cinema documental, com vista à criação de um Centro de Documentação Fílmico do Algarve, em formato digital, disponível para mostras, concursos e exposições nas áreas da multimédia e dos cruzamentos disciplinares.
O Cinema no Barrocal do Algarve é apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve e desenvolvido em parceria com a Casa da Cultura de Loulé e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.
No presente contexto, a 2ª edição percorre quatro locais de interesse para os autores ou elementos documentados, nos concelhos de Faro, Loulé e São Brás de Alportel: Gorjões (dia 7, no Espaço Sociedade); Loulé (dia 13, na Casa da Cultura); Santa Bárbara de Nexe (dia 15, na Junta de Freguesia); e São Brás de Alportel (dia 21, no Museu do Traje). As sessões, com a duração de cerca de 60 minutos, contam com a presença de alguns autores para conversar no final.