(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Albufeira é natal

Albufeira é natal

O programa “Albufeira é Natal” começa já este fim-de-semana, com o Guia Natal e prolonga-se até ao dia 7 de janeiro de 2024, com várias propostas bastante aliciantes para toda a família.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destaca que “o programa é uma das apostas fortes do Município num evento que todos os anos nos leva a tentar fazer sempre mais e melhor para atrair residentes e turistas e devolver alegria, magia e esperança a todas as pessoas, especialmente às crianças”.

O Guia Natal, cuja data coincide com a duração total do programa “Albufeira é Natal” (25 de novembro a 7 de janeiro) começa com o Mercado de Natal, organizado pela Junta de Freguesia da Guia com o apoio do Município de Albufeira, no centro da povoação, junto ao Polidesportivo, nos dias 25 e 26 de novembro. Para além de produtos de artesanato, brinquedos, gastronomia e iguarias típicas da época, preparadas pelas várias associações da freguesia, há animação de rua, música, carrosséis, insufláveis, a casinha do Pai Natal e muito mais. Paralelamente, é possível visitar o Presépio de Rua, instalado entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz. Reúna a família e os amigos e venha conhecer as 33 figuras de grandes dimensões, da autoria da escultora britânica Toin Adams, representativas de diversas histórias associadas ao nascimento de Jesus.

De 29 de Novembro a 3 de dezembro, a Feira Franca, regressa, desta feita, a um novo espaço junto à Marina com todas as condições necessárias, onde se vendem roupas, calçado, utensílios domésticos, brinquedos, há carrosséis e pistas de carrinhos de choque que fazem as delícias de miúdos e graúdos, farturas, churros, algodão doce, petiscos, mel, frutos secos e outros produtos da terra, que os visitantes podem adquirir a preços convidativos, alguns dos quais, que podem ser oferecidos como presente de Natal.

Segue-se de 1 a 3 de dezembro o Mercadinho de Natal, a realizar no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água com o apoio da Autarquia, das 14h00 às 20h00. O evento, que todos os anos atrai centenas de visitantes ao EMA, promete oferecer, uma vez mais, o melhor da doçaria da época, artesanato e muita animação. Entre a diversificada oferta gastronómica é possível encontrar azevias, coscorões, rabanadas, bolos e doces confecionados à base de mel, frutos secos e gila, bem como os vinhos e licores que não podem faltar à mesa de Natal. Para além da doçaria, também, se podem adquirir decorações de Natal e alguns presentes – peças originais produzidas por dezenas de artesãos da região. O programa culmina no dia 3, às 16h00, com a atuação do Rancho Folclórico de Albufeira.

De 15 a 23 de dezembro, a baixa da cidade, com destaque para o Largo Eng.º Duarte Pacheco, transforma-se numa “Aldeia Natal”, com a iniciativa “Albufeira é Natal”. Como num verdadeiro passe de mágica, o centro da cidade transforma-se numa terra de neve, com muitas personagens da quadra natalícia a interagirem com os visitantes. O Pai Natal vai andar por lá a ouvir os sonhos de todos os meninos e meninas, e as simpáticas renas, sempre muito animadas, já prometeram colocar a patinha na Pista do Gelo. Como não poderia deixar de ser, a Casa do Pai Natal vai lá estar para receber as crianças. As banquinhas do Mercado de Natal vão estar repletas de produtos, que vão das meias de lã, aos doces tradicionais e bonitas bijuterias para oferecer nesta quadra. A grande novidade do programa este ano são os espaços especialmente pensados para crianças dos 3 aos 8 anos, sob a temática do filme Frozen II, mas onde não vão faltar ícones da Lego, e um outro pavilhão, destinado a crianças com idade superior, sob o tema da Marvel Mission, onde os fãs vão receber diferentes missões, que têm que ultrapassar, para ajudarem os seus Super Heróis favoritos. Os que preferirem podem optar pela “Escape Room”, um jogo de fuga, com sala de puzzles, jogo de saída ou sala dos enigmas. Trata-se de um jogo em que uma equipa de jogadores descobre pistas, resolve um puzzle e realiza várias tarefas, com o objetivo de conseguir a forma ideal de sair do local do jogo. A música, a animação de rua, as peças de teatro, entre muitas outras iniciativas vão estar subir ao palco do “Albufeira é Natal”, todos os dias, durante a duração do evento.

O Auditório Municipal de Albufeira também se “veste a rigor” para receber várias iniciativas ligadas à quadra natalícia, enquadradas no programa “Albufeira é Natal”.

No dia 10, pelas 15h30, realiza-se o musical infantil “Maria, a neta de Nicolau”, pela companhia “Cia. Gato Escaldado Teatro”. Maria tem de passar o natal com o seu avô Nicolau, que não vê há vários anos. Durante as suas férias em casa do avô, Maria descobre que o seu avô é o Pai Natal! Para conhecer o resto da história leve os seus filhos ao Auditório Municipal. O espetáculo é para maiores de 3 anos, os bilhetes custam € 3,00 e podem ser adquiridos na Galeria Municipal João Bailote (dias úteis das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00) e no dia e local do espetáculo (das 14h00 às 15h00).

Como já é tradição, no dia 15 de dezembro, pelas 21h30, o Auditório acolhe o Concerto de Natal da Orquestra do Algarve. Trata-se de um concerto de música barroca para celebrar o Natal em todo o seu esplendor. Neste âmbito, não há melhor forma de celebrar esta quadra do que com algumas das mais luminosas e animadoras partituras de Bach e Handel, que convocam a orquestra para uma escuta de partitura de rara beleza e efeito. O concerto é para maiores de 6 anos, de entrada livre mas sujeita à lotação da sala. Os bilhetes podem ser levantados no dia do espetáculo, no Auditório Municipal, das 20h30 às 21h15.

O Desporto está sempre presente nesta época do ano. No dia 17 de dezembro, a partir das 10h00, realiza-se a tradicional Corrida/Marcha do Pai Natal, iniciativa que junta anualmente perto de 800 participantes, vestidos a rigor, enchendo de cor e alegria as ruas da cidade. O evento, que tem ponto de encontro marcado no Mercado Municipal dos Caliços, disponibiliza dois percursos, gratuitos e acessíveis a todos: um de 5 quilómetros e outro de 9 quilómetros. No final há ofertas para todos os participantes. Este é também um evento solidário, participe e traga cobertores para doar a quem deles necessita. Para inscrições e mais informação contacte: desporto@cm-albufeira.pt | tel: 289 599 505.

No dia 29 de dezembro, a partir das 20h00, realiza-se a Corrida de São Silvestre Algarve, com partida e chegada junto ao Miradouro do Pau da Bandeira, um dos locais mais visitados e fotografados de Albufeira. A grande corrida de São Silvestre, consta de uma Caminhada de 5 quilómetros e uma Corrida de 9 quilómetros. Este ano, o vencedor da prova ganha um prémio de 5 200 euros.

Entretanto, de 27 de dezembro a 1 de janeiro, miúdos e graúdos podem assistir à magia do Circo, no recinto da Feira quinzenal de Ferreiras. Este é um espetáculo que nunca pode faltar no Natal. Palhaços trapalhões, malabaristas, magia, acrobatas e a participação do finalista do Portugal Got Talent, Paulo Santos, com os seus incríveis diablos e muito mais são garantia de muitas gargalhadas e admiração por estes excelentes artistas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos