(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Assinala-se hoje o Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Assinala-se hoje o Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Passados 35 anos do dia da publicação dos dois documentos fundadores do projecto da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (11 de Março de 1986 e 11 de Março de 1987), a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas/DGLAB escolheu este dia simbólico para passar a assinalar o Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

A Biblioteca Municipal de Lagos – Dr. Júlio Dantas foi uma das primeiras bibliotecas a integrar este projecto nacional que alterou significativamente a face da Leitura Pública em Portugal através da disseminação de Bibliotecas Municipais em todo o território nacional. A Biblioteca Municipal integrou a rede logo em 1988, e 3 anos depois, a 1 de Novembro de 1991, abriu as portas ao público, estando este ano a celebrar 30 anos de existência. Ao longo deste tempo, muitas têm sido as actividades e eventos culturais realizados, os projectos de promoção do livro, da leitura e dos autores concebidos e implementados para os mais diferentes públicos e contextos.

No período de pandemia, a Biblioteca Municipal de Lagos construiu pontes online para continuar a mediar o livro, a leitura, e o leitor. Sinónimo deste querer é a iniciativa “Livros à Porta – O sabor do Livro em Casa”, com a publicação diária no Facebook de uma “Ementa do Dia” com sugestões de livros e multimédia para adultos, crianças e jovens, destinados a empréstimo domiciliário, para segurança e conforto dos leitores. Já se fizeram 175 viagens, transportaram-se 724 livros itinerantes, contactaram-se 100 leitores e compraram-se livros e audiovisuais.

Esta foi uma das formas que a Biblioteca Municipal de Lagos inventou para continuar a ser a «casa de livros» de todos os lacobrigenses, uma «casa» que combate o isolamento, a exclusão e a desinformação, uma casa inclusiva e luminosa, cheia de livros, mas também de valores e de afectos.

Pode obter mais informações sobre a iniciativa “Livros à porta” aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos