Passados 35 anos do dia da publicação dos dois documentos fundadores do projecto da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (11 de Março de 1986 e 11 de Março de 1987), a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas/DGLAB escolheu este dia simbólico para passar a assinalar o Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
A Biblioteca Municipal de Lagos – Dr. Júlio Dantas foi uma das primeiras bibliotecas a integrar este projecto nacional que alterou significativamente a face da Leitura Pública em Portugal através da disseminação de Bibliotecas Municipais em todo o território nacional. A Biblioteca Municipal integrou a rede logo em 1988, e 3 anos depois, a 1 de Novembro de 1991, abriu as portas ao público, estando este ano a celebrar 30 anos de existência. Ao longo deste tempo, muitas têm sido as actividades e eventos culturais realizados, os projectos de promoção do livro, da leitura e dos autores concebidos e implementados para os mais diferentes públicos e contextos.
No período de pandemia, a Biblioteca Municipal de Lagos construiu pontes online para continuar a mediar o livro, a leitura, e o leitor. Sinónimo deste querer é a iniciativa “Livros à Porta – O sabor do Livro em Casa”, com a publicação diária no Facebook de uma “Ementa do Dia” com sugestões de livros e multimédia para adultos, crianças e jovens, destinados a empréstimo domiciliário, para segurança e conforto dos leitores. Já se fizeram 175 viagens, transportaram-se 724 livros itinerantes, contactaram-se 100 leitores e compraram-se livros e audiovisuais.
Esta foi uma das formas que a Biblioteca Municipal de Lagos inventou para continuar a ser a «casa de livros» de todos os lacobrigenses, uma «casa» que combate o isolamento, a exclusão e a desinformação, uma casa inclusiva e luminosa, cheia de livros, mas também de valores e de afectos.
Pode obter mais informações sobre a iniciativa “Livros à porta” aqui.