(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

MAR Shopping Algarve angaria mais de 450 artigos para projectos de alojamento destinados a sem-abrigo

MAR Shopping Algarve angaria mais de 450 artigos para projectos de alojamento destinados a sem-abrigo

Doação de bens destinava-se a equipar e mobilar casas para pessoas em situação de sem-abrigo da Associação G.A.T.O. (Grupo de Ajuda a Toxicodependentes), responsável por gerir e equipar dois projectos de habitação e reinserção social para pessoas nesta situação em Loulé.

As doações foram realizadas durante o mês de Março por visitantes do MAR Shopping Algarve, colaboradores de lojas, colaboradores de prestadores de serviços e elementos da equipa do shopping algarvio. Algumas marcas do shopping disponibilizaram-se para prestar apoio adicional.
Os artigos doados incluíam palamenta de cozinha, artigos decorativos, iluminação, mobília, atoalhados, jogos de cama, eletrodomésticos vários (maquinas de café, torradeiras, varinhas mágicas, entre outros), estendais de roupa e outros objectos de uso quotidiano, que ajudaram a equipar o projecto “Apartamentos Partilhados” e o projecto “Casa Ajuda”, inserido na iniciativa nacional Housing First.

Ambos são respostas sociais que estão a ser activadas no Município pela Associação G.A.T.O. em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé e que, no total, têm como objectivo apoiar 15 pessoas. As marcas do shopping também apoiaram a iniciativa: A My Pastta já doou massas e produtos alimentares, enquanto a Farmácia Silveira irá doar directamente artigos para kits de 1.os socorros e a Aromas produtos de higiene.

A angariação de bens foi feita de acordo com uma lista de necessidades específicas da Associação. Além dos 450 artigos, doados por colaboradores de lojas, prestadores de serviços e elementos da equipa do MAR Shopping Algarve, foram ainda recebidos inúmeros artigos complementares doados directamente por visitantes do shopping, que não integram a listagem contabilizada, mas que foram encaminhados para para serem utilizados nos projectos de habitação.
Ana Antunes, Directora do MAR Shopping Algarve afirmou que: «Foi muito gratificante colaborar com a Associação G.A.T.O. nesta angariação de bens e ver que foram obtidos excelentes resultados, que vão possibilitar melhorar a vida das pessoas que integram estas iniciativas. Foi feita uma grande mobilização de toda a equipa, colaboradores e visitantes, a quem agradecemos, para apoiar estes projectos de habitação. O nosso objectivo é continuar a colaborar com a associação sempre que possível em iniciativas semelhantes».
O objectivo dos dois “Apartamentos partilhados” temporários e da iniciativa “Housing First”, pioneira no Algarve, é a reinserção e integração de pessoas em situação de sem-abrigo na sociedade, promovendo a vida independente e fazendo o acompanhamento por uma equipa técnica, que se foca em áreas como a saúde, educação, trabalho, higiene e gestão doméstica.

Estes projectos decorrem de protocolos assinados entre o Instituto da Segurança Social e várias associações ao nível nacional, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. No Algarve, dois destes protocolos foram assinados com o G.A.T.O., uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) que existe há mais de 30 anos no Algarve, estando sediada em Faro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos