As celebrações do 135.º aniversário dos Bombeiros de Castro Marim e Vila Real de Santo António terminaram no sábado, dia 18 de janeiro, com uma formatura e uma sessão solene que decorreu no quartel.
A sessão solene contou com várias homenagens, condecorações, promoções e juramentos de bombeiros, além da assinatura do Plano Estratégico de Cooperação entre o Município de Castro Marim e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Marim e Vila Real de Santo António, que representa um investimento de mais de 400 mil euros.
Por outro lado, este plano dá ainda a possibilidade de uma candidatura através da Comunidade Intermunicipal de Algarve para a aquisição de novas viaturas, com um investimento do Município de Castro Marim que pode ir até aos 375 mil euros até 2029.
No mesmo dia foi inaugurado o Centro Intermunicipal de Proteção Civil, localizado no quartel dos bombeiros, que vai servir os dois concelhos do sotavento algarvio e melhorar a qualidade de toda a operacionalização e que vai permitir às populações de Castro Marim e de Vila Real de Santo António dispor de uma linha telefónica para comunicação de ocorrências durante 24 horas, todos os dias.
Esta ideia poderá ainda ser uma ação a replicar no resto do país e traduz-se numa economia de custos para a gestão pública, com um melhor serviço ao cidadão.
Para além de agora honrar e imortalizar os nomes dos concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Santo António nas novas insígnias, o Município tem a convicção da importância da decisão estratégica do aproveitamento de sinergias e a valorização de um projeto conjunto, com uma corporação única e com um reforço significativo dos apoios públicos.
A Câmara Municipal de Castro Marim assume que o melhor caminho para todos é o reforço e a criação de uma instituição única, que sirva a globalidade do território.
“É um marco honrosamente imortalizado nas novas insígnias e passa a ser um exemplo da importância da valorização de serviços e recursos partilhados, num período onde se começa a discutir também a carreira do bombeiro”, salienta a vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra.
Nos últimos cinco anos, o Município de Castro Marim aumentou em seis vezes os apoios financeiros aos bombeiros, tendo agora o compromisso de suportar mais de 40% dos custos da estrutura e acrescentou mais de 400% no apoio.
Para o futuro está prevista a entrega de novos equipamentos de proteção individual, um novo serviço de transporte de doentes não urgentes, um melhor serviço à população com a nova central de atendimento e ações de prevenção e sensibilização para a Proteção Civil.
As celebrações deste aniversário iniciaram-se a 13 de janeiro e contaram ainda com um exercício de desencarceramento que decorreu no parque de estacionamento da Zona Envolvente à Casa do Sal, hastear das bandeiras, quartel aberto com atividades à população, uma Mostra Filatélica no Mercado Local de Castro Marim e ainda um desfile motorizado pelos dois concelhos.