O próximo Encontro de 5ª Feira, marcado para 6 de Junho, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, pretenderá analisar a sazonalidade e a saturação turística, já no presente e as perspectivas a curto e a médio prazos.
A cidade das belas praias incrustadas na sua Costa d’Oiro, da baía com grandes acontecimentos náuticos, dos barcos descarregando o pescado no paredão da Ribeira, das pequenas lojas de artesanato local, das ruas libertas de esplanadas, de bancas e de animadores vários, do Museu sem igual, da Bienal de Arte, dos bons hotéis, das noites calmas e do contacto fácil entre visitantes e a população local, essa cidade pequena e acolhedora, por todos apontada como uma pérola num Algarve que cada vez se descaracterizava mais, ainda mantém seu charme, mas é altura de olhar a sério para certas modas que também a atraem.
O Grupo dos Amigos de Lagos sabe que o Turismo, dependente que está de uma sazonalidade e de uma procura externa que não podemos controlar, não pode nem deve preencher a totalidade do investimento local e, muito menos, atingir uma saturação que retire, à cidade e a seus habitantes, o encanto, a criatividade e a auto-suficiência necessários para vencer as dificuldades por que iremos passar. Neste encontro, que durará uma hora, serão recolhidas opiniões e propostas, ponto de partida para uma reflexão sobre caminhos que deverão ser responsavelmente considerados.