(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade Terras do Infante regressa em grande em Lagos

Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade Terras do Infante regressa em grande em Lagos

Após dois anos de interregno devido à pandemia, o maior torneio internacional de patinagem de velocidade da Península Ibérica e a segunda etapa da Taça da Europa 2022 regressam, em força, com mais de meio milhar de patinadores inscritos e a participação de cerca de uma centena de clubes de dezasseis países de quatro continentes.

A 17.ª edição da competição, promovida pelo Roller Lagos Clube de Patinagem e apoiada pelo município, terá lugar em Lagos de 8 a 10 de Abril.

A primeira fase da competição decorre a 8 e 9 de Abril (6.ª e sábado), na pista da Escola Secundária Júlio Dantas, com velocidades a rondar os 50Km/h, sendo que na manhã do dia 10 (domingo) a prova passa para a emblemática Avenida dos Descobrimentos com os 100 metros, a prova mais rápida da modalidade de patinagem de velocidade e a mais longa na maratona, com seis voltas à cidade de Lagos.

O torneio contará com a participação de diversos campeões e ex-campeões mundiais e europeus que vêm fazer a sua estreia nesta época em Lagos. Os principais candidatos à vitória e figuras mais consagradas são, no caso das provas de longa distância, Martin Ferrié (França), bicampeão mundial de maratona e 15Km a eliminar; Nolan Bediaf (frança), campeão mundial de 10Km pontos; Peter Michael (Nova Zelândia), multicampeão mundial e especialista em provas a eliminar; Patxi Peula (Espanha), campeão europeu e mundial; e, claro, o português e lacobrigense Diogo Marreiros, quatro vezes campeão europeu em 2021, acompanhado pelos seus colegas de clube, Miguel Bravo e Martyn Dias.

Já nas provas curtas masculinas, destacam-se Jhoan Guzman (Espanha), considerado o “Usain Bolt” da patinagem, sendo o mais rápido do mundo em 100m, que tentará, na Avenida dos Descobrimentos, baixar dos 10 segundos; e Simon Albrecht (Alemanha), campeão europeu e um dos mais fortes patinadores do pelotão internacional.

Do lado feminino, destaque para a forte “armada francesa” formada por Manon Fraboulet, Marine Balanant e Marine Lefeuvre, mas também para de participantes oriundas da Holanda, Espanha e Alemanha e da vencedora de outras edições do Torneio Terras do Infante, a colombiana Aura Quintana. Nas provas curtas, contaremos com a presença da multicampeã europeia Mathilde Pedronno (França), da campeã europeia e mundial Laethisia Schimek (Alemanha), da campeã mundial júnior 2019 Nerea Langa e da medalhada Luiza Gonzalez (Espanha).

Portugal estará bem representado pelo premiado Diogo Marreiros e pela sua “armada lacobrigense”, mas também pelo vice-campeão mundial júnior Marco Lira (CRD Prazeres da Madeira) e pelos vice-campeões europeus juvenis Miguel Monteiro e Jéssica Rodrigues (Madeira).

A prova do dia 10 de Abril obrigará ao encerramento ao trânsito nas duas faixas da Avenida dos Descobrimentos, entre as 8h00 e as 10h30, entre os Bombeiros Voluntários de Lagos e o Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha, sendo que entre as 10h30 e as 14h00 manter-se-ão constrangimentos de trânsito nesta via que podem ser consultados aqui.

Um verdadeiro espectáculo desportivo a não perder em Lagos!

  • PARTILHAR   

Outros Artigos