Município de Aljezur faz balanço positivo à sua participação na BTL

Município de Aljezur faz balanço positivo à sua participação na BTL

O município de Aljezur voltou a participar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, cuja edição de 2022 se realizou de 16 a 20 de Março, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa e que recebeu cerca de 77.000 visitantes e esteve integrado no stand da Entidade de Turismo do Algarve em área constituída por 16 balcões, um por cada município da região.

A autarquia aljezurense convidou os agentes económicos do concelho, que pretendessem divulgar os seus empreendimentos, neste evento através do Município, a disponibilizarem antecipadamente os materiais promocionais próprios, ficando a Câmara Municipal encarregue de proceder ao seu transporte e divulgação no seu espaço.

Como resultado, estiveram representados na BTL, através dos serviços municipais de Turismo, entre outros os seguintes agentes económicos: AZ Villa, Barranco da Fonte, Casa Alva, Casa Velha, Casacodebó, Casas do Mar, Horse Adventure Tours, Monte Chabouco, Monte João Roupeiro, Odeceixe Surf School, Vicentina Hotel e Westalgarvebooking. Alguns destes operadores, tiveram oportunidade de observar de perto este trabalho de divulgação aquando da sua visita ao mais importante certame turístico do país.

Durante o evento, foi apresentada a acção promocional “Aljezur Sempre”, promovido pela Câmara Municipal de Aljezur, que irá potenciar a visitação de todo o concelho de Aljezur, visando combater a sazonalidade e revitalizando o turismo, tendo ainda sido apresentado um novo conjunto de brochuras que pretendem melhorar a informação e oferta turística do concelho, com destaque para o turismo de natureza do qual Aljezur se assume como destino de excelência.

A edição destas brochuras, que são as primeiras de muitas inovações, previstas nesta acção, insere-se numa estratégia de desenvolvimento, segmentação de novos produtos turísticos em desenvolvimento, orientado para nichos específicos.

As primeiras brochuras versam sobre 3 temas: Borboletas, Aves e Flora são complementados por um Calendário anual, criando-se assim um produto turístico a oferecer aos amantes da natureza, que poderão escolher as melhores alturas do ano para visitar, observar e usufruir do melhor que o concelho tem nestes segmentos.

A estratégia utilizada para divulgar e dar a conhecer o território e operadores locais baseou-se na promoção, com oferta de produtos promocionais como sejam os chapéus de sol e degustação de aguardente de medronho de um produtor local de Aljezur, bem como as próprias brochuras editadas no âmbito do “Aljezur Sempre”, que se destacaram, tendo sido muito bem aceites pelo publico visitante, incluindo o Presidente da Républica Marcelo Rebelo de Sousa aquando da sua visita ao stand de Aljezur.

O evento contou com uma forte afluência de público, refletindo-se no elevado número de visitantes (profissionais e turistas), estima-se que pelo espaço do Município de Aljezur, tenham passado de duas a três centenas de visitantes por dia, sendo que os três primeiros dias foram dedicados a profissionais do sector (nacionais e estrangeiros) e os restantes ao público em geral.

No balanço geral, tendo sobretudo por base o feedback dos agentes locais participantes, bem como a partilha de experiência e conhecimento entre as entidades representadas, considera-se que a participação do Município de Aljezur no evento alcançou o objectivo, esperando-se esta presença potencie um aumento da notoriedade e procura pelo destino Aljezur, que se materializará em mais-valias para operadores locais e para território. Na base desta conclusão está a forte afluência de público, ao Stand de Aljezur, interessado em obter informações sobre a oferta turística do Município, nomeadamente "O que fazer", "O que visitar", "Onde comer" e "Onde dormir", em Aljezur.

Município de Aljezur faz balanço positivo à sua participação na BTL - 1Município de Aljezur faz balanço positivo à sua participação na BTL - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos