A Associação de Municípios Terras do Infante (AMTI) celebrou recentemente diversos contratos-programa com Associações e Clubes de Caça e Pesca para a execução de acções de silvicultura preventiva que se inscrevem no quadro de acções de salvaguarda da floresta contra incêndios (limpeza de caminhos, aceiros contrafogo em zonas de mato denso, “mosaicos” de gestão de combustíveis e sementeiras).
A Associação de Caçadores do Carvalhinho e Rochedo, Associação de Caça e Pesca de São Gonçalo, o Clube de Caça e Pesca Lagoa Sobrosa, o Clube de Caça e Pesca do Concelho de Aljezur, e o Clube de Caça e Pesca Moinho do Coreino, promoverão acções de limpeza da floresta em cerca de 180ha e para o efeito foram disponibilizados cerca de 40 000,00€.
A AMTI afirma que se congratula «com o trabalho que estas Associações e Clubes desenvolvem na prevenção da floresta contra incêndios e reconhece o seu manifesto interesse».
O Presidente do Conselho Diretivo da AMTI, Hugo Pereira, recorda que: «Decorrem desde o ano passado os trabalhos de limpeza e manutenção da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível numa área de cerca de 900 ha, bem como a “construção” de um novo troço dessa mesma Rede, no concelho de Aljezur, numa área de cerca de 300 ha».
Assim, conclui que: «Todos estes trabalhos constituem factor decisivo e eficiente na prevenção/protecção dos incêndios rurais e no seu combate».
.
Legendas das fotografias:
Fotografia principal: Assinatura de Protocolos com a Associação de Caça e Pesca de São Gonçalo e com a Associação de Caçadores do Carvalinho e Rochedo.
Galeria de Fotografias abaixo (da esquerda para a direita):
Fotografia 1: Assinatura de Protocolo com o Clube de Caça e Pesca de Aljezur.
Fotografia 2: Assinatura de Protocolo com o Clube de Caça e Pesca Moinho do Coreino.