(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Município dedica Voto de Louvor a Daniel Matos

Município dedica Voto de Louvor a Daniel Matos

A atribuição do Prémio “Drop” de Melhor Performance a Daniel Matos na 31.ª edição do PUF – Festival Internacional de Teatro, realizado em Pula (Croácia), foi o pretexto para o voto de congratulação e louvor dedicado pela Câmara Municipal de Lagos ao coreógrafo e performer lacobrigense.

A proposta, apresentada e aprovada na última reunião de câmara, destaca não apenas este prémio, atribuído à obra “A Pedra, a Mágoa”, da autoria de Daniel Matos, como todo o percurso deste jovem criador e o seu contributo para a valorização da cultura contemporânea, a nível local, nacional e internacional. A autarquia sublinha, igualmente, a forma como o artista tem afirmado a sua identidade criativa com coragem, rigor e inovação, levando o nome de Lagos ao mais alto nível da criação artística europeia.

O executivo municipal não escondeu a satisfação pela notícia desta nova distinção do artista lacobrigense Daniel Matos, que considera ser “reflexo de um trabalho coerente, intenso e continuado, que prima pela qualidade e inovação, e que muito orgulha Lagos”.

“Estamos certos de que este prémio é apenas um entre muitos que virão, fruto do talento, dedicação e coragem criativa demonstrados ao longo deste percurso. Um caminho que engrandece a cultura local e a projeta aquém e além-fronteiras.”

Merece recordar que o mérito artístico de Daniel Matos tem vindo a ser reconhecido em outros momentos e instâncias, pois já em 2023, o criador viu o seu trabalho “VÄRA” nomeado para melhor coreografia na categoria “Dança” do “Prémio Autores 2023” atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, ombreando com obras de outros criadores, referências fulcrais no universo da Dança Contemporânea em Portugal.

A obra agora premiada no Festival Internacional de Teatro de Pula conta com a colaboração de três intérpretes e de uma equipa artística de elevado mérito, sendo uma produção da CAMA – associação cultural, coletividade à qual dedicámos o artigo “Associativismo” na edição n.º 13 da LAGOS – Revista Municipal (pág. 51 e 52) que vale a pena revisitar.

Agradecendo o reconhecimento manifestado através do voto de congratulação e louvor, Daniel Matos aproveitou a ocasião para partilhar mais uma boa notícia, a da nomeação da peça/obra “A Pedra, a Mágoa” para Melhor Coreografia a distinguir no âmbito do Prémio Autores 2025, promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores, cujos vencedores serão anunciados no próximo dia 12 de setembro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos