(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve

Município de Aljezur em desagrado para com os mais recentes exercícios militares nos céus do concelho

Município de Aljezur em desagrado para com os mais recentes exercícios militares nos céus do concelho

De acordo com a Força Aérea Portuguesa, irá decorrer até 30 de Junho, na Base Aérea n.º 11, em Beja, o exercício europeu multinacional Hot Blade 2021 (HB2021), a par do “Helicopter Exercise Programme” da Agência Europeia de Defesa (EDA).

O HB2021, planeado pelo Comando Aéreo, conta com a participação de cerca de 1.500 militares e 26 meios aéreos de Portugal, Áustria, Eslovénia e Holanda. Neste exercício participam também controladores aéreos avançados (ditos JTAC’s) da Bélgica e observadores provenientes da Eslováquia, Itália e Sérvia.

O objectivo geral do exercício passa por aumentar a interoperabilidade de operações entre os Estados-Membros da EDA, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo, no qual podem treinar técnicas, tácticas e procedimentos, preparando-as para os teatros de conflito actuais e missões de apoio humanitário.

Perante esta informação, e de acordo com contacto efectuado ontem, dia 24 de Junho, entre o Município de Aljezur e a Força Área Portuguesa, a autarquia manifestou hoje publicamente a sua «preocupação e desagrado» perante os acontecimentos e situações de âmbito militar que têm ocorrido no território de Aljezur, dos quais alega não ter tido qualquer conhecimento.

Segundo o CL pôde apurar, há relatos de pessoas assustadas com o ruído causado pelos voos, assim como alguns animais.

As informações sobre este exercício estão disponíveis em www.hotblade.pt.

.

Imagem meramente ilustrativa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos