No proximo dia 17 de outubro, de manhã, 305 alunos, (quinze turmas), do Agrupamento de Escolas Gil Eanes vão ao Algarcine de Lagos, assistir a um filme francês.
Graças a um protocolo estabelecido entre o cinema de Lagos e este agrupamento de escolas, os alunos do 3º ciclo (7º e 8º anos da Escola Básica das Naus e 9º anos que frequentam a Escola Secundária Gil Eanes) que frequentam a disciplina de Francês vão poder usufruir de uma manhã diferente e divertida.
Decorre desde do dia 3 de outubro, até 7 de novembro, o certame “Festa do Cinema Francês” que vai na sua vigésima edição. Lisboa, Setúbal, Almada, Coimbra, Leiria, Porto, Beja e Portimão são as cidades envolvidas no cartaz oficial deste evento. Contudo, dado a dificuldade de conseguir lugares e transporte dos alunos de Lagos, o grupo disciplinar de francês (professoras: Isabel Soares, Madalena Crespo e Cristina Valério) do Agrupamento de Escolas Gil Eanes conseguiu um protocolo com o Cinema de Lagos para que mais de 300 alunos de Lagos pudessem participar nesta iniciativa organizada pela Embaixada de França e o Instituto Francês em Portugal com a parceria das “ Alliances Françaises” espalhadas por todo o país e a UniFrance films.
O Algarcine de Lagos prontificou-se a aliar-se a este evento e fará uma sessão escolar, quinta-feira, com o filme juvenil intitulado “Le nouveau”. Os alunos pagarão 1,50€ pelo bilhete e terão oportunidade de assistir a um filme francês num grande ecrã e sair da sala de aula.
A representante do grupo disciplinar de Francês, Isabel Soares, declarou que irá estabelecer os contactos necessários para que já no próximo ano, Lagos faça parte do cartaz oficial deste evento e passe a ser uma das cidades anfitriãs da “Festa do Cinema Francês"
A Festa do Cinema Francês celebra vinte anos e é para mim uma grande honra poder participar neste aniversário!
Organizada pela Embaixada de França, o Institut français du Portugal e a Serena Productions, em parceria com a rede das Alliances Françaises e UniFrance Films, esta edição especial decorre de 3 de Outubro a 8 de Novembro de 2019 em oito cidades de Portugal.
Desde 2000, a Festa do Cinema Francês surgiu da vontade e da energia criativa do Institut Français du Portugal. Foi o primeiro festival dedicado ao cinema estrangeiro neste país. Esta primeira edição tinha somente treze filmes apresentados em quatro dias, em Lisboa. Este ano, durante cinco semanas, a Festa do Cinema Francês irá apresentar mais de cinquenta filmes em oito cidades portuguesas. Desde o início, a Festa já acolheu cerca de 365 000 espectadores: que longo caminho percorremos!
E já lá vão vinte anos em que a Festa do Cinema Francês inspira o início do Outono em Portugal; vinte anos em que o público mergulha, com o mesmo prazer, na emoção e na magia do cinema francês; vinte anos em que a festa atrai para terras lusitanas os maiores realizadores, actores e actrizes franceses.
A Festa do Cinema francês, através de uma selecção de vinte e dois filmes em antestreia, oferece a oportunidade de descobrir a vitalidade e a diversidade das mais recentes produções cinematográficas francesas nos seus diferentes géneros. Quero agradecer particularmente aos distribuidores portugueses a sua colaboração com o festival e o seu trabalho de divulgação do cinema francês em Portugal.
Nestas antestreias, temos o privilégio de receber mais de vinte convidados de prestígio: entre eles, Anne Fontaine, Agnès Jaoui, Rémi Besanzon e Thomas Lilti.
Para além das novidades, a Festa do Cinema Francês é também o momento para rever grandes clássicos da sétima arte francesa em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. Este ano, este fiel parceiro oferece-nos um ciclo dedicado à grande figura do cinema e do teatro francês Jean-Louis Trintignant, cuja presença está confirmada.
A Cinemateca Portuguesa presta ainda homenagem à única e maravilhosa Agnès Varda com a apresentação duma selecção dos seus filmes, inclusive o seu último “Varda par Agnès” que tem aqui a sua antestreia e será apresentado pela sua produtora, Rosalie Varda.
Esta Festa do Cinema é também uma janela aberta para descobrir jovens talentos do cinema francês contando com a seleção de quatro filmes em parceria com a ACID (Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion), associação que programa uma secção paralela no Festival de Cannes, promovendo uma série de encontros entre os realizadores e os estudantes das escolas de cinema.
Por fim, teremos também uma secção de filmes de animação dedicada ás crianças, famílias e escolas.
Gostaria de expressar a minha gratidão a todos os que, ano após ano, contribuíram de forma muito significativa para a grandiosidade e o sucesso deste evento: às cidades e salas participantes, aos nossos fiéis patrocinadores, aos parceiros institucionais e empresariais, aos profissionais portugueses, aos jornalistas, às escolas e às universidades.
Muitos filmes estão á vossa espera nesta Festa do Cinema Francês! Uma festa que é um momento privilegiado de encontro entre as culturas francesa e portuguesa.