Manter os padrões de qualidade ambiental das praias de Lagos, que têm sido reconhecidos publicamente por várias entidades com responsabilidades nesta área, é o objectivo da Câmara Municipal, que, na sua última reunião, decidiu abrir concurso público para a aquisição de serviços de limpeza e manutenção de zonas balneares.
Um investimento e esforço que não são novos, conforme comprova a conquista de vários galardões atribuídos às praias de Lagos, que somam seis bandeiras azuis, quatro bandeiras “Praias Acessível”, quatro bandeiras “Qualidade de Ouro” e toda a zona de costa considerada como “Quality Coast”.
O concurso que irá ser aberto prevê a aquisição de serviços por um período de dois anos, estando a autarquia lacobrigense disposta a aplicar nesta atividade uma verba até 325 mil euros. A empresa com a qual vier a ser celebrado contrato terá de garantir a manutenção das doze zonas balneares situadas ao longo da costa, incluindo a limpeza do areal, dos acessos, das zonas de estacionamento e áreas envolventes.
Atendendo a que as boas condições climatéricas da região proporcionam um uso das praias mesmo fora do período oficial de época balnear, o município acautelou que a limpeza será feita ao longo de todo o ano, estando prevista uma maior atenção em época alta (1 de Maio a 31 de Outubro), com a obrigatoriedade da mesma ser feita diariamente. Já em abril, altura em que o novo contrato se iniciará, deverão ser realizadas inspeções e intervenções de limpeza especial, visando a preparação da época balnear.
O município espera, assim, conseguir manter e, nalguns aspectos, ainda melhorar o desempenho em matéria de limpeza, para minimizar o impacto ambiental da grande afluência de turistas que a Lagos acorrem para desfrutar este que é o principal actrativo e produto turístico do concelho e da região.