(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Lagos adere ao Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem

Lagos adere ao Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem

A Câmara Municipal de Lagos aprovou a adesão do município ao Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem. A decisão camarária vem no seguimento do convite endereçado pela Dypall Network – Associação para o Desenvolvimento da Participação Cidadã, organização não-governamental que integra uma plataforma de mais de 60 entidades da sociedade civil e autoridades locais oriundas de vários países.

Este Pacto surge da necessidade urgente de criação de uma resposta, por parte dos municípios, à crise económica provocada pela Covid-19 e consequente elevada taxa de desemprego nos jovens. Reduzir o desemprego jovem, promover a qualificação dos jovens, facilitar o acesso a informação, reforçar a cooperação dos municípios e capacitar técnicos municipais, são os principais objectivos desta iniciativa.

A adesão agora aprovada, de carácter voluntário e gratuito, visa reforçar e criar uma maior dinâmica nestas áreas, fomentando o trabalho em rede com outros municípios, a realização conjunta de actividades, a partilha de boas práticas e a capacitação de jovens e técnicos das autarquias.

Esta decisão integra-se igualmente nas políticas municipais expressas no eixo "Lagos mais Sustentável" e, mais concretamente, na estratégia de desenvolvimento que passa por estimular o empreendedorismo no concelho, designadamente, através de acções que contribuam para uma cultura empreendedora e de inovação junto da população mais jovem, de que são exemplo, entre outros: o projecto de empreendedorismo nas escolas, que culminará em 2021 com um concurso de ideias empreendedoras em diferentes vertentes (negócio, economia social, valorização do espaço público e da escola); a incrementação de parcerias com o Instituto Portugês de Desporto e Juventude (IPDJ) para divulgar as boas práticas do associativismo junto dos jovens; e o apoio a novas e inovadoras formas de trabalho criativo na comunidade, estimulando a dinamização de um espaço de Cowork (espaço de trabalho colaborativo).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos