(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Lacobrigenses Isabel e Odete unem o país de bicicleta para ajudar crianças das Casas de Acolhimento

Lacobrigenses Isabel e Odete unem o país de bicicleta para ajudar crianças das Casas de Acolhimento

Cada Km Um Sorriso

Isabel Moreira e Odete Azevedo são duas lacobrigenses amantes do desporto e de causas sociais. Por isso, estão envolvidas num projecto de angariação de fundos para ajudar as casas de acolhimento e criaram uma associação “Criar Sorrisos”, que tem como finalidade apoiar crianças e jovens acolhidos nas referidas instituições.

Assim nasceu a iniciativa “Cada Km Um Sorriso”, que consiste em unir o país, de norte a sul a pedalar a N2, entre Chaves e Faro, de 10 a 16 de Outubro. No dia 17 de Outubro sairão de Faro pela EN 125 terminando a aventura em Lagos.

Deixamos aos nossos leitores a missiva de Isabel e Odete.

“Ambas temos ligações afectivas com a Casa de Acolhimento Nossa Sra. do Carmo em Lagos. Ao longo do nosso envolvimento com o Lar, apercebemo-nos de como é importante o envolvimento da comunidade para colmatar algumas das dificuldades sentidas, não só a nível financeiro, como material e humano.

Percebemos que as Casas de Acolhimento estão cheias de amor, mas algumas lutam por dar às suas crianças mais do que os cuidados básicos que elas necessitam e merecem. É preciso, entre outros, garantir mais apoio escolar, maior diversidade de actividades extra-curriculares e lúdicas que na maioria das vezes, são um desafio para muitas destas crianças.

Sabemos que coisas simples, como pintar paredes, isolar telhados, reparar mobiliário, criar ambientes acolhedores, adquirir roupa adequada, equipamentos desportivos ou óculos graduados, fazem uma grande diferença na vida destas crianças.

Outros tipos de apoio que as Casas podem necessitar é a simples disponibilidade da comunidade através de acções de voluntariado, tais como: pessoas que se ofereçam para ajudar a efectuar trabalhos de casa, ou ensinar teatro, ou simplesmente lerem histórias aos mais novos incentivando para a leitura.

Como esta é uma realidade que nos preocupa, decidimos unir o país, de Norte a Sul a pedalar a N2 entre Chaves e Faro, para sensibilizar as comunidades para a existência das Casas de Acolhimento e angariar fundos para ajudá-las.

Viagem começa no dia 10 de Outubro em Chaves e termina dia 16 de Outubro em Faro. No dia 17 de Outubro sairemos de Faro pela EN 125 terminando a aventura em Lagos

Para esta iniciativa, a que chamamos Cada Km Um Sorriso, criamos uma associação, a Criar Sorrisos, que tem como finalidade apoiar as Casas de Acolhimento e as crianças e jovens acolhidos. Queremos trazer sorrisos não só a estas crianças e jovens, mas também a todos os que nos ajudarem nesta missão.

Acompanhe cada Km da nossa viagem no Facebook e Instagram, participe nos Passatempos e habilite-se a ganhar prémios e brindes

Desde já, agradecemos o apoio institucional das Câmaras Municipais de Lagos e da Câmara Municipal de Faro, do I.P.D.J e Rotários e aos nossos patrocinadores Marina de Lagos, Hotel Marina Club, Hotel Luz Bay Club, Carvi Beach Hotel Algarve, Hotel Tivoli, Lagos em Forma, Mar Alto Consulting, Bom dia, Bluefleet, Seafaris, BP, Manuel Afonso e Gomes Lda, Tintas Barbot, Espiche Golf, Francisco Lufinha, Carla Wood Remax, Sunpoint Properties, Zoomarine, Intermache Lagos, Grupo Adega da Marina, Simplemove e Insagres sem os quais esta iniciativa não seria possível.

Contamos também com o apoio informal da Delegação do Algarve da Federação Portuguesa de Ciclismo que, através dos seus 60 clubes filiados irá acompanhar-nos no trajecto entre Faro e Lagos, assim como diversos grupos de atletas algarvios de Triatlo, ciclismo amador, atletismo e Crossfit.

Ao longo do percurso, seremos acompanhadas por uma autocaravana, conduzida pelas nossas amigas Tatiana e Maggie.

Contamos que este projecto seja apoiado e divulgado por todas as pessoas.”

O jornal Correio de Lagos vai acompanhar, a par e passo, esta generosa iniciativa e apela a que haja um manifesto apoio de entidades e pessoas às casas de acolhimento.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos