(Z1) Magalhães 500 anos

Festejar Abril no Concelho de Aljezur-2020

Festejar Abril no Concelho de Aljezur-2020

O 25 de Abril de 1974 marcou e marcará para sempre a nossa história.

46 Anos volvidos da “Revolução dos Cravos” somos, uma vez mais, chamados a intervir ativamente na afirmação da Democracia, na afirmação dos valores desta revolução, tendo como base a nossa vivência em sociedade.

Festejar Abril, neste momento em que a sociedade portuguesa necessita sair desta crise, provocada pelo Coronavírus, é reconhecer que a solidariedade é, mais do que nunca, determinante nas dinâmicas sociais, e exorta-nos para o que é viver em sociedade.

Festejar Abril é solidarizarmo-nos com as pessoas, sejam elas de qualquer raça, credo ou classes sociais diferentes, é abrirmos o nosso coração para a fraternidade, é investir na edificação de um contexto novo e melhor.

O Município de Aljezur não pode deixar de comemorar esta data, com cada um de nós em sua casa, mas unidos pelos ideais da Democracia, da Liberdade, da Fraternidade e da Cidadania.

Hoje, caberá pois, a cada um de nós, celebrar esta data à sua maneira, reinterpretando aquilo que ficou conhecido como os "ideais de Abril".

Festejar Abril é reflectir sobre aqueles que deviam ser e são os guardiões do regime democrático, nomeadamente o SNS (Serviço Nacional de Saúde), e todos aqueles que estão na linha da frente ao combate á Pandemia, e também a todos aqueles que, no dia-a-dia, dão o seu melhor para manter a funcionar as empresas e serviços, que não podem parar.

Festejar Abril é proteger os nossos idosos e as suas vivências, que são o melhor legado que podemos deixar aos nossos filhos e netos.

Festejar Abril é preparar e assegurar o futuro dos nossos jovens.

Festejar Abril é ajudar a dinamizar a economia, as instituições e os movimentos sociais.

Festejar Abril é também festejar o poder local, as Câmaras Municipais, as Assembleias Municipais, as Juntas de Freguesia, enfim, o chamado Poder Local, junto das pessoas e para as pessoas. Infelizmente, este ano, pelas piores razões, não o poderemos fazer como tem sido hábito ao longo de todos estes anos, mas contamos e desejamos que possamos voltar o mais rápido possível ao convívio, aos abraços, enfim aos afectos entre os amigos e familiares.

Ergamos pois, cada um em sua casa, com um cravo numa mão e um copo de vinho na outra e brindemos…

Viva o Concelho de Aljezur,

Viva o 25 de Abril,

Viva Portugal.


O Presidente da Câmara Municipal de Aljezur
- José Manuel Lucas Gonçalves -

  • PARTILHAR   

Outros Artigos