(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão

Está de volta a Lagos a "Semana Europeia da Mobilidade"

Está de volta a Lagos a "Semana Europeia da Mobilidade"

Depois de uma interrupção em 2020 devido à situação pandémica, a Semana Europeia da Mobilidade regressa a Lagos em 2021 com várias actividades seguras para todas as faixas etárias, de 16 a 22 de Setembro, semana em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros. Caminhadas, passeios, incentivos à utilização da bicicleta, demonstrações de desportos, gratuitidade do transporte urbano A ONDA e até uma “Cãominhada” são algumas das iniciativas previstas.

Nesta semana assinalada mundialmente, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de sensibilizar as comunidades sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel. Nesse sentido, o tema escolhido para 2021 foi “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.”, servindo de mote para as actividades que o Município de Lagos está a preparar para essa semana em colaboração com várias entidades públicas e privadas do concelho.

Por forma a incentivar a redução da utilização do automóvel, o transporte urbano de Lagos "A ONDA" será gratuito nesse período. Em adição, os residentes lacobrigenses terão direito a descontos no aluguer de bicicletas (Daily Rent) ou até mesmo à sua gratuitidade (Lagos Bike Tours). Já na Lagos-Em-Forma, quem quiser experimentar de forma gratuita a piscina, ginásio e aulas de grupo poderá fazê-lo nesta “Semana Aberta”.

Os passeios e caminhadas serão um dos grandes focos nessa semana, dando a conhecer a residentes e visitantes as rotas pedestres existentes no concelho. Assim, poderá fazer parte desta experiência saudável através da iniciativa “Redescobrir a nossa terra”: percurso urbano “Lagos dos Descobrimentos” e Passadiços da Ponta da Piedade (dia 18) ou percursos “Pedra do Galo”, “Figuras” e “A Ver-o-Mar” (dia 19). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do e-mail desporto@cm-lagos.pt. Se preferir um passeio diferente, o Grupo Popular das Portelas promove, no dia 19, o “Passeio das Pasteleiras das Portelas” na Avenida dos Descobrimentos.

Os mais jovens poderão observar e experimentar alguns desportos ou novas formas de serem saudáveis de forma sustentável, através da “Demonstração e convívio de skaters”, nos dias 17, 18 e 20 de Setembro, das actividades gratuitas no Centro Ciência Viva de Lagos: no dia 17, há workshop de mecânica de bicicletas no Centro Cultural de Barão de São João; no dia 18, gincana de bicicletas nas escolas das Naus e Tecnopolis, bem como no dia 22. Mas os mais idosos não ficarão de fora: está também a ser preparada uma “Caminhada da Biodiversidade” com os utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia, a ter lugar no dia 20.

Já no dia 22, Dia Europeu Sem Carros, a celebração será feita através da gratuitidade do Comboio Turístico de Lagos e da “Cãominhada”, um passeio promovido pelo Canil Municipal de Lagos em que pode trazer o seu animal de estimação ou passear com os cães disponíveis para adopção.

A iniciativa conta com a participação do Centro Ciência Viva de Lagos, Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Associação A Rocha, Daily Rent, Lagos Bike Tours, Lagos em Forma, Grupo Popular das Portelas, Roller Lagos Clube de Patinagem, A ONDA e Comboio Turístico de Lagos.

Conheça o programa completo aqui.

Saiba mais sobre a Semana Europeia da Mobilidade aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos