(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Covid-19: Identificadas 2 cadeias de transmissão em Aljezur com origem em convívio e estaleiro de obras

Covid-19: Identificadas 2 cadeias de transmissão em Aljezur com origem em convívio e estaleiro de obras

A situação epidemiológica em Aljezur começou a agravar-se a partir da passada semana, com a descoberta de duas candeias de transmissão com origem numa festa/convívio e num estaleiro de obras, que deram origem a mais de duas dezenas de casos positivos e 12 isolamentos profiláticos nos cerca de 60 testes realizados, de acordo com o Município.

Na reunião do Conselho de Ministros de 22 de Julho de 2021 foi aprovada a Resolução n.º 96-A 2021, que prorroga a situação de Estado de Calamidade até ao dia 8 de Agosto, domingo.

Com base nos dados da incidência por concelho a 21 de Julho, foram efectuadas alterações aos municípios abrangidos pelas diversas fases de desconfinamento, aplicando-se as respectivas medidas de acordo com a sua inclusão nos municípios de risco muito elevado, elevado ou moderado, explica José Gonçalves, presidente da autarquia.

De acordo com a referida resolução, a Aljezur aplicam-se as regras da fase 1, que correspondem à categoria de "risco moderado". No entanto, o concelho entrou para a lista de municípios em situação de alerta por apresentar uma incidência acima de 240 novos casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, o que significa que, caso a situação de mantenha ou agrave, este transitará para a categoria de "risco elevado" já na próxima semana.

Segundo afirma o Município de Aljezur, depois de dia 19 de Julho, segunda-feira, foram reforçadas as acções de controle, vigilância e testagem com o empenho da Saúde Publica, Câmara Municipal, GNR e Juntas de Freguesia, com especial incidência em Vale da Telha e relativamente aos trabalhadores do estaleiro da empresa afectada.

«Só com as acções de saúde pública reforçadas, o evoluir do processo de vacinação e o dever de cidadania de todos nós cumprido, será possível travar as cadeias de contágio, baixar a incidência de casos positivos e voltar a um nível de risco baixo/moderado», expressa o Presidente.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos