Arrancou no dia 15 de Julho uma acção de sensibilização em Aljezur, simbolicamente, na Ponte de Odeceixe, numa das principais entradas para o Algarve, que contou com a presença de José Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal, e respectivos serviços de Protecção Civil e do turismo, nomeadamente Fátima Catarino, Vice-Presidente do Turismo do Algarve, e ainda a Guarda Nacional Republicana (GNR).
De acordo com o Município, todas as entidades estiveram no terreno, empenhadas em alertar e sensibilizar quem passava para comportamentos de segurança.
A vila de Aljezur encontra-se inserida no nível verde de contágio «e assim se quer manter», segundo a autarquia, apesar da previsão de aumento de infecções para as próximas semanas.
Para isso, e porque no Verão o concelho duplica a sua lotação, a Câmara de Aljezur procura combater o aumento do contágio no concelho através de acções de sensibilização no terreno, entre as quais a distribuição de 10 mil kits "anti-Covid", compostos por máscaras, gel desinfectante e uma lista das regras essenciais, na principal entrada no concelho e no Algarve – a Ponte de Odeceixe –, mas também em locais estratégicos do município, como as praias e o centro histórico.
Esta iniciativa acontece no âmbito do programa "Aljezur Sempre", que pretende promover a cultura, a gastronomia, as praias e a natureza da região, ao mesmo tempo que atrai turistas e dinamiza a economia «de forma responsável e segura». Através destas acções, o Município pretende reforçar que, apesar da estabilidade actual, «tudo pode mudar se as regras não forem cumpridas».
«O turismo é o grande impulsionar do Algarve e da economia da nossa região, e, por isso, queremos garantir que o município se mantém no nível mais baixo de contágio possível, especialmente durante o Verão, altura em que milhares de turistas nacionais e estrangeiros nos visitam. Com estas acções, queremos demonstrar que o concelho quer continuar a receber, mas que também está atento e empenhado em fazer cumprir as regras necessárias e em vigor para que continue a ser seguro visitar Aljezur. Sabemos que tudo pode mudar muito rapidamente se as regras forem descuradas e não vamos facilitar, nem relaxar neste ponto», afirma o Presidente José Gonçalves.
E reforça: «Odeceixe é uma das principais portas de entrada no Algarve, e dia 15 de Julho assinala o arranque de férias para muitos portugueses, daí termos escolhido este local e dia para arrancar com esta acção de sensibilização».
A distribuição dos kits "anti-Covid" estará em curso durante aproximadamente duas semanas. Ao longo do Verão, e ainda no âmbito do programa "Aljezur Sempre", a autarquia tem ainda previstas outras iniciativas de sensibilização, assim como acções que pretendem fidelizar os visitantes e fazer com que regressem todo o ano.